2709. Evangelho de domingo 5º Quaresma - (25-03-2012) - Jr 31, 31-34; Sl 50, 3-4.12-15; Hb 5, 7-9; Jo 12, 20-33 - Entre os que tinham subido para adorar durante a festa achavam-se alguns gregos. Eles foram ter com Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e lhe fizeram este pedido: “Senhor, queremos ver Jesus”. Filipe foi falar com André. André e Filipe foram falar com Jesus. Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem. Na verdade, na verdade, vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, ficará só. Mas, se morrer, dará muito fruto. Quem se apega a sua vida vai perdê-la; mas quem não se importa com sua vida neste mundo vai conservá-la para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me! E onde estou eu, lá estará meu servidor. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
Minha alma está agora perturbada. Que direi? “Pai, livrai-me desta hora”? Mas foi para isto que cheguei a esta hora. Pai, glorificai vosso nome!” Neste momento desceu uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e de novo o glorificarei”. A multidão, que estava presente e havia escutado, dizia que era um trovão. Outros diziam: “Um anjo falou com ele”.
Disse Jesus: “Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir, mas por vossa causa. É agora o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo será lançado fora. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”. Ele dizia isto para dar a entender de que morte haveria de morrer.
Recadinho: - - Há muita discriminação na sociedade de hoje? - É fácil deixar em segundo plano posição social e títulos honoríficos? - O que fazemos de sacrifício em benefício do próximo é já o ideal? - Há pessoas que são vingativas? Tais atitudes resolvem alguma coisa? - Como lidamos com o apego aos bens deste mundo?
(Veja no site PPS do Evangelho: http://www.aparecidadasaguas.com.br/?c=134&conteudo=1369&Quaresma - Ano B
2710. Dia mundial do Nascituro: 25 de março - Comemorada internacionalmente, a data é chamada também de "Dia do direito de nascer", "Dia da criança por nascer", "Dia da vida antes de nascer", "Dia da criança concebida" e "Dia da criança ainda não nascida".
É uma homenagem ao novo ser humano, à criança, que ainda vive dentro da barriga da mãe e que tem o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. E, principalmente, o direito de nascer e de ser amado. Seu objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.
2711. Razão do Dia mundial do Nascituro - A criança por nascer corre muitos riscos. Nem sempre são proporcionados os devidos cuidados à mãe da criança, garantindo-lhe assistência médica durante a gravidez e os meios adequados para um bom parto. Enquanto esse novo ser humano está onde deveria estar mais seguro, na barriga da mãe, ele corre o risco de que lhe tirem a vida através do ato criminoso do aborto. Muitos nem terão o direito a conviver com sua mãe, por pouco que seja, vítimas que serão de experimentos dito "científicos" de clonagem, ou serão "congelados", alguns até destruídos, enquanto ficam à espera de que sua mãe aceite recebê-los em sua barriga.
2712. A escolha do dia do Nascituro - Foi escolhido para a celebração o dia 25 de março, data em que a Igreja Católica comemora a solenidade da Anunciação do Senhor. O Arcanjo Gabriel levou a Maria a notícia de que ela tinha sido escolhida para ser mãe do Redentor. Neste ano de 2012, a solenidade da Anunciação foi transferida para o dia 26, para que se possa celebrar no dia 25 o 5º Domingo da Quaresma. A vida é o principal direito humano. O dia do Nascituro quer alertar a consciência da humanidade de que a vida precisa ser protegida. É um dia especial para a defesa da Vida.
El Salvador foi o primeiro país a decretar uma celebração desse dia no ano de 1993, com o nome de "Dia do Direito de Nascer". A Igreja Católica promove uma autêntica cultura da vida, na qual todo ser humano deve ser respeitado desde o primeiro instante de sua existência. Cada criança deve ser acolhida com amor e reconhecida como pessoa, sendo-lhe garantido o direito fundamental à vida desde a concepção. No Brasil, a CNBB preferiu celebrar de 1° a 8 de outubro a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro. Mais se celebre e mais se fará em favor da vida!
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.