2697. Evangelho de quinta-feira (22-03-2012) - Ex 32, 7-14; Sl 105, 19-23; Jo 5, 31-47 - Jesus disse aos judeus: “Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. Mas há um outro que dá testemunho de mim e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz.
Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! Eu não recebo a glória que vem dos homens. Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”
Recadinho: - As obras que faço dão testemunho da ação de Deus em mim? - Busco na Bíblia inspiração para dar testemunho da presença de Deus? - Como falo de Deus? Com exemplos ou com palavras? Ou com ambas? - Como a sociedade reconhece que sou cristão? - Agradeça a Deus o dom de ser membro vivo e ativo na Igreja.
2698. No Dia Mundial da Água, um destaque - Hoje, 22 de março 2012, festejamos o Dia Mundial da Água presenciando algo bem triste na Cidade Maravilhosa: 10 mil litros de esgoto por segundo são jogados diariamente na Baía de Guanabara!
O Dia Mundial da Água foi instituído pelas Nações Unidas no ano de 1992. Somente cerca de 0,008% do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo), e grande parte dessas fontes (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do ser humano. O Dia Mundial da Água tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
2699. Aproxima-se a “Rio+20” - Trata-se da conferência sobre o desenvolvimento sustentável que deve atrair ao Rio de Janeiro mais de 100 chefes de Estado. Nesse contexto, justamente no Rio de Janeiro, temos um exemplo de degradação ambiental sério, que é a Baía de Guanabara, banhada por dezenas de rios, originalmente cercada por manguezais e antigo hábitat de golfinhos e tartarugas marinhas. Ela, cujo programa de despoluição está em andamento desde 1995, hoje recebe 10 mil litros por segundo de esgoto sem tratamento!
Anunciado há 20 anos, durante a Rio 92, o “Programa de Despoluição da Baía de Guanabara” começou a ser executado em 1995, mas foi prorrogado oficialmente sete vezes e, um bilhão de dólares mais tarde, continua inacabado! Uma das cidades símbolo da sustentabilidade tem um dos seus maiores símbolos de beleza natural degradado. E o projeto já passou por sete governos e duas conferências internacionais sobre meio ambiente! E... tudo continua como de hábito em nosso país!
2700. A Água pede água! - Atualmente, 55% da população brasileira não tem água tratada nem saneamento básico. Políticas públicas devem ser desenvolvidas para reverter esse quadro. Pesquisas indicam que, para cada R$ 1,00 investido em saneamento, o governo deixa de gastar R$ 5,00 em serviços de saúde, ou seja, são investimentos que proporcionam qualidade de vida para a população e economia aos cofres públicos em curto prazo. Nossa água pede: que ela realmente seja Água, que nos mata a sede!
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.