2693. Evangelho de quarta-feira (21-03-2012) - Is 49, 8-15; Sl 144, 8-9.13cd-14.17-18; Jo 5, 17-30 - Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
Em verdade, em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Recadinho: - Quando recebemos o dom da Vida? - Há maneiras diversas de atentar contra a vida? - Temos tendência para julgar nosso próximo? - Como encaramos a realidade da morte? É difícil pensar nela? - Tem em mente alguém de seu relacionamento que teve vida santa e não está mais entre nós?
2694. Redentoristas têm novos diáconos - No dia 17 de março de 2012, na missa das 18h, presidida pelo bispo Emérito de Rubiataba-Mozarlândia (GO), Dom José Carlos de Oliveira, também ele missionário redentorista, três jovens missionários redentoristas foram ordenados diáconos no Santuário Nacional de Aparecida: Daniel Antônio da Silva, José Luis Queimado e Paulo Henrique Ribeiro Inácio.
No dia 24 de março/12, às 17h, na Paróquia Senhor Santo Cristo dos Milagres, de Cidade Tiradentes, São Paulo (SP), Anísio Tavares também será ordenado diácono. Os quatro novos diáconos serão ordenados sacerdotes em datas ainda a serem definidas.
2695. VI Congresso Mariológico de Aparecida - De 23 a 25 de março/12, a Academia Marial do Santuário Nacional de Aparecida realizará o VI Congresso Mariológico, com o tema “Rogai por nós!”
Abordará os fundamentos teológicos e pastorais da intercessão de Maria, partindo de reflexões e questionamentos. “Será um tempo rico de comunhão na fé em Jesus Cristo, sob o olhar carinhoso da Mãe Aparecida no ambiente acolhedor do maior santuário mariano do mundo”, comentou P. Antônio Clayton Santanna, missionário redentorista, diretor da Academia Marial. O evento será realizado em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP). A participação no Congresso contará como curso de extensão universitária.
2696. Índia: mais um cristão assassinado - Na noite de 2 de março/12, um cristão de nome Nayak Suryakant foi assassinado na localidade de Bakingia, perto da cidade de Raikia, do distrito de Kandhamal, na Índia, cenário dos conhecidos massacres anticristãos de 2008. Trata-se do segundo homicídio em um mês. Nayak vivia com a mãe e três filhas, de 5, 7 e 9 anos. Estava em Raikia, com a mãe e as três filhas e, depois de ter retirado 1.500 rupias (cerca de 33 dólares) de um banco, fez algumas compras. Retornando para casa, Nayak parou na casa de um homem que produz licores artesanais, enquanto o restante da família foi embora. Daquele momento não se soube mais notícias suas. No dia 6 de março, o seu corpo ferido, morto, foi encontrado em um poço em Pajumaha, nas vizinhanças. P. Prabodh Pradhan, pároco em Raikia, alertou: “Este é o sexto homicídio de cristãos no distrito de Kandhamal durante os últimos 14 meses. É uma questão que preocupa muito”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.