2645. Evangelho de quinta-feira (08-03-2012) - S. João de Deus - Jr 17, 5-10; Sl 1, 1-4 e 6; Lc 16, 19-31 - Jesus disse aos fariseus: “Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. Então gritou: “Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas”. Mas Abraão respondeu: “Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, nem os daí poderiam atravessar até nós”.
O rico insistiu: “Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento”. Mas Abraão respondeu: “Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!”
O rico insistiu: “Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter”. Mas Abraão lhe disse: “Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”.
Recadinho: - Há pessoas exageradas que colocam sua felicidade na riqueza, no ter cada vez mais! O que dizer disso? - Há pessoas que, mesmo tendo o suficiente para viver, estão sempre insatisfeitas, à procura da riqueza pela riqueza em si! O que levarão no final? - Há pessoas que nada possuem e nada fazem a não ser reclamar da vida! Como poderão se realizar em tal situação? - Há pessoas que têm tão poucos bens e nota-se que na situação em que vivem são felizes! Alegremo-nos com elas! - Tiremos uma conclusão prática para nossa vida diária.
2646. Dia Internacional da Mulher - No Santuário Nacional de Aparecida, já no dia 04 de março/12 tiveram início as comemorações do Dia Internacional da Mulher. Não mais apenas um dia, mas dedicase já uma semana especial a elas. Na Missa das 8h esteve presente a Romaria da Mulheres da cidade de Jacareí (SP) e também alguns grupos de outros Estados. Na Missa das 18h houve a abertura dos trabalhos da “Semana da Mulher” na cidade de Aparecida (SP). O Dia Internacional da Mulher, instituído pelas Nações Unidas em 1977, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, é celebrado dia 8 de março. Agora, em fevereiro/2012, a situação dos direitos das mulheres no Brasil foi analisada numa sessão da ONU em Genebra, na Suíça.
No dia 17 de fevereiro, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, no Brasil, Eleonora Menicucci, apresentou um relatório aos integrantes da Comissão para Eliminação da Discriminação a Mulheres, produzido por organizações brasileiras da sociedade civil. A baixa proporção de mulheres ocupando cadeiras no Congresso Nacional foi motivo de cobrança dos peritos que fazem parte da Comissão. Apesar de o Brasil ter mulheres em pontos-chave da administração federal, a começar pela Presidente da República, Dilma Rousseff, e das dez ministras que fazem parte de seu governo, a atual bancada feminina na Câmara Federal representa apenas 8,77% do total da Casa, com 45 deputadas. No Senado, há 12 senadoras, dentre os 81 lugares.
2647. Participação da Mulher: Brasil caminhou pouco - De acordo com a representante do Brasil nos organismos internacionais em Genebra, embaixadora Maria Nazaré Farani, é preciso reconhecer que, nesse tema, o Brasil não conseguiu avançar muito. Destacou a embaixadora: "Temos uma mulher como Presidente da República, temos duas mulheres ocupando as vice-presidências do Senado e da Câmara, mas o número de deputadas e senadoras é muito baixo, apesar de as mulheres serem maioria da população. Pode-se avaliar que conseguimos um avanço em termos qualitativos, mas não em termos quantitativos”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.