2638. Evangelho de terça-feira (06-03-2012) - Is 1, 10.16-20; Sl 49, 8-9.16b-17.21. 23; Mt 23, 1-12 - Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
Recadinho: - Quem é o maior entre nós? - Como devemos agir para sermos grandes aos olhos de Deus? - Não é verdade que cada vez mais se confirma que Deus realiza maravilhas em nós e por nós? - Não é consolador podermos prosseguir no caminho da simplicidade e da humildade? - O importante é... agirmos sempre como irmãos!
2639. Movimento no Santuário Nacional - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, nos dias de semana de 27 de fevereiro a 02 de março/2012, circularam pelo Santuário 26.232 visitantes. No sábado, 03 de março, visitaram o Santuário 30.998 pessoas e, no domingo, 04 de março, o número foi de 46.131 peregrinos. A previsão para o próximo fim de semana é o Santuário Nacional receber 37.662 pessoas no sábado, dia 10 de março; e 70.891 no domingo, dia 11 de março.
2640. Retiro de Quaresma no Vaticano - No dia 03 de março/12, foi encerrada a semana de retiro com a participação do Papa Bento XVI, no Vaticano. As reflexões, em torno do tema “comunhão com Deus”, da Primeira Carta de S. João, foram apresentadas por Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa, no Congo. Comentando sobre o retiro, o Papa Bento XVI disse que ficou particularmente impressionado com a história que o Cardeal contou de um amigo seu que, em coma, tinha a impressão de estar num túnel escuro, mas no final via um pouco de luz e, sobretudo, ouvia uma bela música.
"Parece-me que esta possa ser uma parábola da nossa vida: muitas vezes nos encontramos num túnel escuro em plena noite, mas pela fé, no final, vemos luz e ouvimos uma bela música, percebemos a beleza de Deus, do céu e da terra, de Deus criador e da criatura, e assim nossa salvação é objeto de esperança (cfr Rm 8, 24).
2641. Investir no jovem é o melhor investimento para o futuro - No dia 02 de março/12, concluindo sua visita ao Rio de Janeiro, o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, fez comentário sobre sua tarefa de visitar locais e avaliar a estrutura do Rio para a Jornada Mundial da Juventude, evento que espera reunir milhões de jovens de todo o mundo no Rio de Janeiro, em 2013, com a presença do Papa. O Cardeal frisou que “o investimento no jovem é o melhor investimento para o futuro da Igreja e do mundo de hoje". O Cardeal considerou que "o estado dos trabalhos está bastante avançado" e disse que ficou impressionado de modo especial com alguns aspectos específicos deste intenso trabalho de preparação: "O entusiasmo e a alegria dos que estão empenhados neste caminho de preparação, o sentido de responsabilidade e profissionalismo do trabalho que está sendo feito e o fato que o trabalho de preparação foi confiado em grande parte aos próprios jovens".
Depois de 25 anos, a Jornada da Juventude volta ao continente latino-americano. Foi precisamente em Buenos Aires que ocorreu a primeira Jornada fora de Roma. A Jornada do Rio "dará um novo impulso missionário e de alegria na fé a todo o continente latino-americano", frisou o Cardeal polonês Stanislaw Rylko.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.