2633. Evangelho de segunda-feira (05-03-2012) - Dn 9, 4b-10; Sl 78, 8.9.11.13; Lc 6, 36-38 - Jesus disse aos seus discípulos: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
Recadinho: - O que significa para mim: - Ser misericordioso? - Julgar? - Medir e ser medido? - Condenar? - Perdoar? - Doar-se?
2634. Caminhando em vista da Jornada Mundial da Juventude - A Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil católico está se preparando para o grande acontecimento internacional, levando em peregrinação pelo Brasil a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. Em sua última edição, a Jornada reuniu mais de dois milhões de jovens de 185 países, em Madri, na Espanha, em agosto de 2011. Os símbolos da Jornada chegaram ao Ceará no dia 18 de fevereiro e a Fortaleza agora no dia 1º de março/12.
Coroando a peregrinação pelo Ceará, no dia 3 de março/12, na Praia de Iracema, em Fortaleza, foi realizado o evento “Bote Fé”, que recebeu mais de 100 mil pessoas para Missa e shows com Zé Vicente, Comunidade Recado, Suely Façanha, Missionário Shalom, Ir. Kelly Patrícia e banda Dominus.
2635. Irã: condenado por se converter ao cristianismo - No dia 3 de março/12, foi divulgada a notícia de que Masoud Delijani, um ex-muçulmano recém-convertido ao cristianismo, foi condenado a três anos de prisão pelo Tribunal Revolucionário de Kermanshah ( 500 quilômetros de Teerã, Irã). Segundo os depoimentos, foi negada a Delijani a possibilidade de escolher o seu próprio advogado. O cristão, professor de Liceu em Kermanshah, está detido na cadeia de Deizal-Abad, descrita como “deplorável”. Até o momento, só pôde receber breves visitas da sua mulher, de duas em duas semanas, ficando ambos separados por um vidro e falando através de um intercomunicador.
O tribunal acusou-o de “ser cristão, frequentar lugares de culto considerados ilegais, evangelizar muçulmanos, insultar figuras sagradas do Islã e de ter atividades contra a segurança nacional”.
A perseguição contra os cristãos iranianos aumentou desde o Natal de 2010, quando as autoridades prenderam numerosos ex-muçulmanos convertidos ao cristianismo em diversas cidades do país.
2636. Paquistão: sequestrados dois cristãos - No dia 29 de fevereiro/12, um comando de homens armados sequestrou dois cristãos paquistaneses, Symond Andre e Javed Masih, funcionários administrativos do hospital Bom Samaritano, na Província de Sindh. O hospital, que se encontra na periferia de Orange, bairro muito pobre, é administrado por uma Ong coreana. O grupo armado parou um automóvel do hospital, em busca de “trabalhadores coreanos” mas, não encontrando pessoas estrangeiras, levou os dois cristãos. O episódio chocou a comunidade cristã da cidade. O responsável pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Karachi, P. Saleh Diego, explicou: “Estamos indignados. Deploramos este gesto que atinge pessoas que dão a vida para curar os enfermos e os pobres, para aliviar o sofrimento dos cidadãos paquistaneses, sem alguma discriminação.
É um gesto contra a vida, contra a dignidade humana, contra a legalidade”.
2637. Seqüestros são freqüentes no Paquistão - Tais sequestros visam pessoas ocidentais ou estrangeiras, que trabalham em Ongs e em obras humanitárias. É uma mentalidade terrível. Segundo os grupos extremistas, os agentes sociais difundem uma cultura anti-islâmica, mas isso é falso. Os cristãos paquistaneses são alvos dos fundamentalistas porque são associados ao Ocidente, somente porque pedem direitos e dignidade para todos”. As vítimas de seqüestros muitas vezes são vendidas a grupos talebãs ou ligados a Al Qaeda. A libertação, nesses casos, se torna muito mais difícil. No último mês de janeiro, em Multan (no Punjab), foram sequestrados dois agentes humanitários ocidentais, o italiano Giovanni Lo Porto e o alemão Bernd Johannes, da Ong alemã “Welthungerhilfe”. Os dois ainda estão nas mãos dos talebãs. Entre os outros recentes sequestrados se encontram um agente humanitário queniano em Sindh e um inglês da Cruz Vermelha em Quetta.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.