2659 -Evangelho de domingo - 2º Quaresma - (04-03-2012) - Gn 22, 1-2.9ª.10-13.15-18; Sl 115, 10.15- 19; Rm 8, 31b-34; Mc 9, 2-10 - Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e levou-os a um monte alto e afastado. Ali transfigurou-se diante deles, e suas vestes ficaram resplandecentes e tão brancas que lavadeira alguma da terra poderia torná-las mais brancas. Apareceram depois Elias e Moisés, que conversavam com Jesus. Disse então Pedro a Jesus: “Rabbi, é gostoso a gente estar aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo, pois estavam tão assustados. Formou-se de repente uma nuvem e os cobriu com sua sombra, e da nuvem saiu uma voz que dizia: “Este é o meu filho muito amado. Ouçam-no!” Olharam, então, em volta de si e viram apenas Jesus, mais ninguém. Quando desciam, de volta, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dos mortos.
Recadinho: - Agradeçamos a Deus que nos permite estar diante dos irmãos como um transfigurado pela graça de Deus! - Minha presença leva sempre alegria? - Vejo no próximo olhos que espelham o brilho de Deus que habita em seu coração? - Lembro-me que Deus está sempre presente nos sofrimentos e lutas de meu dia a dia? - Cite uma tarefa que sua comunidade faz para ajudar a transfigurar o mundo. (Veja no site PPS do Evangelho: http://www.aparecidadasaguas.com.br/?c=134&conteudo=1369&Quaresma - Ano B
2630. China: aumenta pressão contra sacerdotes católicos - No dia 30 de janeiro/12, na China, vários sacerdotes foram detidos e as autoridades multiplicaram ações que visam obrigar os membros do clero “clandestino”, que se mantém ligados ao Vaticano, a aderirem à Associação Patriótica Católica, Igreja “oficial” controlada por Pequim. No dia 14 de fevereiro/12, funcionários do departamento chinês dos Assuntos Religiosos, fazendo-se acompanhar por agentes da polícia, entraram no local onde funciona o seminário “clandestino” da Diocese de Suiyuan, no norte do país, expulsando todos os estudantes. Dias mais tarde, a polícia conseguiu localizar o Administrador diocesano desta Igreja fiel ao Vaticano, P. Gao Jiangping, levando-o preso para um local até o momento desconhecido.
Na China existem entre oito e 12 milhões de católicos, segundo o Vaticano, divididos entre os que pertencem à Igreja "oficial" e à "clandestina", fiel a Roma. As relações diplomáticas entre a China e a Santa Sé estão interrompidas desde 1951, após a expulsão de todos os missionários estrangeiros, muitos dos quais se refugiaram em Hong Kong, Macau e Taiwan. Em 1952, o Papa Pio XII recusou a criação de uma Igreja chinesa, separada da Santa Sé e, em seguida, reconheceu formalmente a independência de Taiwan, para onde o núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) foi, depois da expulsão da China.
2631. Conselho Missionário Nacional em reunião - De 2 a 4 de março/12, representantes das forças missionárias da Igreja Católica estão reunidas em Brasília para a 29ª Assembléia do Conselho Missionário Nacional, organismo cuja finalidade é a animação, a formação, a organização e a cooperação missionária. Nestes dias, está sendo preparado o 3º Congresso Missionário Nacional que reunirá, nos dias 12 a 15 de julho/12, em Palmas (TO), cerca de 600 pessoas de todas as regiões do Brasil, com o tema "Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural à luz do Concílio Vaticano II".
2632. Congressos Missionários do Brasil - A caminhada dos Congressos Missionários Nacionais chega à sua terceira etapa. São pensados e realizados em preparação aos Congressos Americano e Latino-Americano, que deverão ocorrer pela quarta e nona vez respectivamente, em 2013, em Maracaibo, Venezuela. O 1º Congresso Missionário Nacional foi realizado em Belo Horizonte (MG), em julho de 2003, e discutiu o tema "Igreja no Brasil, tua vida é missão". O 2º Congresso foi realizado em Aparecida (SP), em maio de 2008, com o tema "Do Brasil dos batizados ao Brasil de discípulos missionários sem fronteiras". Esta etapa seguiu as orientações de convocar as Igrejas do continente para assumir e operacionalizar a missão, orientações dadas pela 5ª Conferência Episcopal da América Latina e Caribe, realizado no ano anterior. Tais Congressos propõem-se como forte momento de reflexão, animação e articulação em torno da natureza missionária da Igreja e de suas tarefas evangelizadoras prioritárias no mundo de hoje, com enfoque na missão ad gentes (além-fronteiras)".
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.