A ocasião contou com a presença do bispo de Campanha, MG, dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, que discorreu sobre o tema “A Santidade”. Na ocasião, estiveram reunidas em torno de quarenta pessoas, dentre padres, religiosas e leigos, os quais puderam expôr as causas das quais participam, bem como esclarecer eventuais dúvidas sobre a postulação.
O objetivo do encontro foi a troca de experiências entre as várias causas, considerando-se os diferentes estágios em que elas se encontram: beato ou beata, venerável, servo ou serva de Deus. Atualmente, existem no Brasil em torno de cinquenta causas de beatificação, das quais 25 figura como postulador o Dr. Paolo Vilotta.
O postulador é responsável pelas seguintes causas: beata Dulce, da diocese de Salvador, BA; beata Albertina, da diocese de Tubarão, SC; beata Rita Amada de Jesus, da diocese de Santo Amaro, SP; venerável Maria Theodora, da diocese de Jundiaí, SP; servo de Deus padre Victor; serva de Deus irmã Teresa Margarida - Nossa Mãe; serva de Deus Nhá Chica, da diocese de Campanha, MG; serva de Deus irmã Benigna, da diocese de Belo Horizonte, BH; servo de Deus Guido; serva de Deus Odettinha; servos de Deus Zélia Pedreira Magalhaes e Jerônimo Magalhães, da arquidiocese do Rio de Janeiro, RJ; servo de Deus padre Albino, da diocese de Catanduva, SP; servo de Deus Nelsinho, da diocese de São Carlos, SP; servo de Deus padre Donizetti, da diocese de São João da Boa Vista, SP; servo de Deus Franz de Castro, da diocese de São José dos Campos, SP; servo de Deus padre Aloisio Boieng, da diocese de Joinvile, SC; Servo de Deus dom José Antonio do Couto, da diocese de Taubaté, SP; servo de Deus cônego Lafayete da Costa Coelho, da diocese de Guanhães, MG; serva de Deus irmã Maria do Carmo, da diocese de Taubaté, SP; serva de Deus irmã Maria de Lourdes, da diocese de Aparecida, SP; beatos mártires da diocese de Frederico Westhpallen, RS; serva de Deus Isabel Cristina Murad de Campos, da Diocese de Mariana, MG; servo de Deus monsenhor Horta, da diocese de Mariana, MG; servo de Deus soldado José Barbosa, da arquidiocese de São Paulo,SP.
Cada autor da causa apresentou um pouco da vida do seu santo, os trabalhos realizados, os que estão por realizar, as dificuldades encontradas, e a manifestação de fé dos devotos. O evento revestiu-se da maior importância para a Igreja no Brasil. A exposição de cada causa, além de realçar a vida, as virtudes e o martírio de seus filhos, também veio fortalecer o chamado à santidade, bem como demonstrar o crescimento das causas de beatificação.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.