2589. Evangelho de sábado (25-02-2012) - Is 58, 9b-14; Sl 85, 1-6; Lc 5, 27-32 - Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.
Recadinho: - Vocação é Deus chamando a gente para ser útil em algum serviço. Para que Deus me chamou? - Pedimos a ajuda de Deus para cumprir nossa missão de discípulos missionários? - Temos condições de fazer alguma coisa para as vocações específicas na Igreja? - Fazemos nossa parte? - Em ocasiões especiais fazemos festa. Mas pensamos também nas festas que devem acontecer dentro de nosso coração?
2590. Relação entre Governo do Brasil e Santa Sé - Presente no Consistório dos novos cardeais em Roma, no dia 18 de fevereiro 2012, o Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, representando o Governo Brasileiro, disse em entrevista à Rádio Vaticano: “Nós sabemos que no Brasil, a presença da Igreja Católica é forte, é decisiva, é fundamental. As igrejas em geral têm uma presença importante no desenvolvimento da vida no país e a Igreja Católica, por seu peso, pela sua história, ainda mais.
Portanto, o gesto da presidente Dilma Rousseff em nomear um representante para o Consistório é, em primeiro lugar, um sinal de respeito que o governo brasileiro tem pela Igreja, mas é também um desejo manifesto de aprofundar essa relação, essa parceria. O Brasil é um país com imensos desafios, sobretudo no campo social e, sem a presença das igrejas, da Igreja Católica em particular, é muito difícil construirmos esse novo país, essa nova sociedade.
Vim a Roma como mensageiro dessa proposta de continuarmos a aprofundar essa nossa relação e contarmos muito com a Igreja Católica no Brasil para, de fato, construirmos um país diferenciado, uma sociedade que seja generosa, solidária, que seja aberta ao mundo e que seja capaz de se opor a certos valores que nos destroem hoje, como esse consumismo exacerbado, com o sexismo, com o individualismo, que nos preocupam tanto”.
2591. Nigéria: Novo atentado contra igreja fere cinco - Um novo atentado com um carro-bomba na frente de uma igreja num subúrbio da capital da Nigéria, Abuja, deixou dois feridos graves e provocou feridas leves em vários fiéis, segundo informam as autoridades locais. A explosão destruiu vários automóveis estacionados perto da Igreja “Embaixada de Cristo” em Sulieja. As autoridades supõem que o atentado foi obra da organização islâmica Boko Haram, à qual são atribuídos diversos ataques contra igrejas, delegacias de polícia e bares noturnos.
Segundo organizações de direitos humanos, mais de 250 pessoas morreram nos atentados perpetrados pelo grupo desde janeiro. Em um dos ataques mais violentos, 43 pessoas morreram na explosão de uma bomba, no dia de Natal 2011, em uma igreja católica próxima a Abuja. A organização islâmica Boko Haram rechaça qualquer estilo de vida ocidental e aterroriza principalmente o norte da Nigéria, de maioria muçulmana, onde há semanas ordenou que os cristãos abandonem a região.
2592. Toda a Igreja Católica no Brasil será conectada - Quinze anos depois da criação da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), cujo sucesso é reconhecido em vários setores, o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais propôs melhorar a comunicação interna da Igreja no Brasil através de rede informática. As atividades começarão ainda neste 2012. O projeto está sendo coordenado pelo P. Clóvis Andrade de Melo. A rede oferecerá encontros de formação em comunicação, para ajudar os sacerdotes a usarem as ferramentas já existentes e disponíveis, como as redes sociais, os sistemas interativos e a inclusão digital. O projeto visa chegar a todas as paróquias, comunidades, movimentos pastorais, instituições religiosas e iniciativas de evangelização.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.