2573. Evangelho de quarta-feira (22-02-2012) - Jl 2, 12-18; Sl 50, 3-6a.12-14 e 17; 2Cor 5, 20 - 6, 2; Mt 6, 1-6.16-18 - Jesus disse a seus discípulos: “Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens,para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu.
Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á. Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.
Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.
Recadinho: - Tenho algo a converter em mim quando se fala de fraternidade, justiça, solidariedade, serviço à vida? - Procuro viver de modo sóbrio? - Nossa comunidade dá testemunho real de partilha? - Em tudo que fazemos realmente nossa preocupação é a recompensa só de Deus? - Meu modo de orar não corre risco de manifestar egoísmo?
2574. Campanha da Fraternidade 2012 tem início hoje - O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Leonardo Ulrich Steiner, abre hoje, Quarta-feira de Cinzas, 22, a partir das 14h30, na sede da Conferência, em Brasília (DF), a Campanha da Fraternidade-2012. O tema para a Campanha deste ano é “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, tirado do livro do Eclesiástico.
A CF-2012 tem como objetivo geral “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizando o país por melhoria no sistema público de saúde”.
Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades católicas do país e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. São produzidos vários materiais para uso das comunidades com destaque para o texto-base, preparado por uma equipe de especialistas.
Disponibilizamos todo o texto da Campanha da Fraternidade em nosso site, em pequenos trechos, com subtítulos de nossa redação. Disponibilizamos também espaço especial em que nossos leitores podem inserir suas mensagens, informações, reflexões. O espaço estará disponível durante toda a Campanha da Fraternidade. Confira:
http://www.aparecidadasaguas.com.br/index.php?c=138&conteudo=1466&Direitos religiosos
2575. Jovem leigo, segundo santo das Filipinas - No dia 18 de fevereiro 2012, o Papa Bento XVI aprovou a canonização de Pedro Calungsod (1654-1672), 18 anos, jovem leigo, catequista e mártir, segundo santo das Filipinas. Seu primeiro milagre foi a cura de uma mulher que tinha câncer nos ossos.
Ela participou da beatificação de Pedro Calungsod, no dia 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro. O segundo milagre, necessário para a canonização, se deu em 2003, no hospital na cidade de Cebu, nas Filipinas: uma mulher considerada morta, depois de duas horas, voltou à vida após a invocação do bem-aventurado mártir jovem. O jovem Pedro foi morto com uma espada e seu corpo jogado no mar.
Pedro Calungsod é o segundo católico das Filipinas reconhecido como santo. O primeiro foi São Lorenzo Ruiz, em 1987.
Campanha da Fraternidade
A abertura da Campanha da Fraternidade no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), se
dará hoje, Quarta-feira de Cinzas, na Missa das 9h.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.