2569. Evangelho de terça-feira (21-02-2012) - S. Pedro Damião - Tg 4, 1-10; Sl 54, 7-11a.23; Mc 9, 30-37 - Jesus e seus discípulos atravessavam a Galiléia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”
Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: “Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.
Recadinho: - Há competição em nosso meio? - E a inveja? - Procuramos em primeiro lugar ser o melhor no servir? - Reconhecemos, valorizamos e divulgamos as qualidades de nossos irmãos? - Há pessoas que vivem a humildade de modo invejável. Pense em alguém que seja assim.
2570. Movimento no Santuário Nacional - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, nos dias de semana de 13 a 17 de fevereiro/2012, circularam pelo Santuário 29.965 visitantes. No sábado, 18 de fevereiro, visitaram o Santuário 30.135 pessoas e, no domingo, 19 de fevereiro, o número foi de 60.738 peregrinos. A previsão para o próximo fim de semana é o Santuário Nacional receber 30.519 pessoas no sábado, dia 25 de fevereiro; e 51.671 no domingo, dia 26 de fevereiro.
2571. Seminário sobre Vida Consagrada - De 23 a 27 de fevereiro 2012, em Itaici, Município de Indaiatuba (SP), a Conferência dos Religiosos do Brasil estará promovendo um Seminário, que deve reunir 400 religiosos de todo o Brasil, com a finalidade de “redescobrir o sentido profundo da Vida Religiosa Consagrada, revitalizando a paixão por Jesus e seu Reino, mediante a escuta da Palavra de Deus, a oração encarnada, a contemplação sábia da realidade, compromisso discipular e missionário, a convivência como irmãos e irmãs e comunhão com toda a criação”.
"Vida Religiosa Consagrada - a loucura que Deus escolheu para confundir o mundo (Cf 1Cor 1, 18-25)" é um dos temas de abertura do evento, que terá como assessora Irmã Delir Brunelli, membro da Equipe de Reflexão Teológica da Conferência dos Religiosos do Brasil Nacional. O encontro visa ainda buscar maior leveza e agilidade institucional para a vida religiosa, ampliando as fronteiras congregacionais por meio do trabalho conjunto entre as diversas ordens e congregações, da partilha do carisma com outras pessoas e grupos de redes e parcerias.
2572. Pílula do dia seguinte é abortiva, afirma Corte Suprema de Honduras - No dia 15 de fevereiro 2012. foi divulgado que a Corte Suprema de Justiça de Honduras assinalou que a pílula do dia seguinte é abortiva e, portanto, o decreto de 2009 que proíbe sua comercialização não viola a Constituição nem os direitos das mulheres.
A Food and Drug Administration, organismo regulador dos medicamentos nos Estados Unidos, já assinalara que a pílula atua sob três efeitos: Impedir a ovulação, a fecundação do óvulo e, no caso de que nenhuma das anteriores funcione, evitar sua implantação no útero; ato no qual sucede um aborto.
“Alguns autores que promovem a utilização da contracepção de emergência deduzem que não há interrupção da gravidez (aborto) se o embrião ainda não foi implantado", assinala a Corte. Entretanto, adverte a Corte que "para que haja implantação é necessário que exista um óvulo fecundado, quer dizer, um embrião; ao não existir um embrião é impossível que se dê a implantação".
"Em conseqüência, a vida humana se inicia no momento mesmo da união do óvulo com o espermatozóide, não no momento da implantação. Negar isto vai contra a lógica e os princípios biológicos", afirma a Corte de Honduras, concluindo: "Ao não existir nenhum bem jurídico superior à vida, o dever desta Corte é fazê-lo prevalecer por sobre qualquer outro direito".
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.