2555. Evangelho de sexta-feira (17-02-2012) - Sete Santos Fundadores dos Servitas - Tg 2, 14-24.26; Sl 111, 1-2-6; Mc 8, 34 - 9, 1 - Jesus chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la. Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”. Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.
Recadinho: - Entendemos o que significa renunciar a si mesmo? - Deixamos nossos projetos pessoais em segundo plano para dar preferência às coisas de Deus? - Há muito egoísmo. Somos culpados disso? - O que dizer dos que sofrem zombaria, desprezo, por manifestarem publicamente sua fé? - Procura compreender e assumir com firmeza as cruzes de sua vida?
2556. Natal (RN) reuniu mais de 30 mil pessoas - O dia 10 de fevereiro 2012 marcou a chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora à capital do Rio Grande do Norte, Natal. Mais de 30 mil pessoas se reuniram na manifestação que contou com mais de 30 artistas se revezando no palco, entre eles vários padres cantores, com destaque para a presença do Padre Zezinho, precursor da música católica no Brasil. Realizou-se, assim, mais uma edição do evento “Bota Fé”, congregando principalmente jovens.
Na ocasião foram apresentadas também mensagens especiais de Dom Orani, arcebispo do Rio de Janeiro, cidade que vai sediar a Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013 e esteve presente também Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.
2557. Bispos da Europa e África encerram simpósio - Iniciado no dia 13 de fevereiro 2012, encerra-se hoje, 17, em Roma, o II simpósio dos Bispos da Europa e África. O tema do simpósio é "Evangelização hoje: comunhão e cooperação pastoral entre a África e a Europa. A pessoa humana e Deus: a missão da Igreja de proclamar a presença e o amor de Deus". Sobre as relações entre os dois organismos continentais, Dom Duarte da Cunha, secretário geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa disse que "a relação entre a Igreja na África e na Europa tem sido muitas vezes vista como se a Europa só devesse financiar projetos sociais na África, mas, apesar de continuar a sustentar os africanos nessa área, a colaboração não pode ser limitada a isso.
O principal dom que estamos chamados a partilhar, que está na raiz de tudo, é a nossa fé. A África precisa ainda de missionários da Europa e a Europa precisa da fé alegre das comunidades africanas, como disse o Papa em dezembro passado: "Encontrar esta fé pronta para o sacrifício, e alegre, é um ótimo remédio contra o cansaço de ser cristãos que vivemos na Europa." O secretário geral do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar, P. François- Xavier Damiba, lembrou: “Há muitos católicos africanos que vivem na Europa e muitos católicos europeus que vivem na África, e o fato de que os bispos tenham uma forte amizade ajuda os fiéis a construir o mesmo tipo de relacionamento. É um recurso prioritário para as nossas duas sociedades".
2558. Manaus e a Campanha da Fraternidade 2012 - No dia 4 de fevereiro 2012, uma caminhada pelas ruas do centro, com cerca de 150 participantes, marcou o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2012 em Manaus (AM), que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”. A caminhada de Manaus teve como ponto de partida a Santa Casa de Misericórdia, fechada ha oito anos.
“Distribuímos na caminhada uma cartilha com os princípios dos usuários de saúde. Esse é o primeiro passo para que a Campanha seja conhecida, disse P. Alcimar Araújo, coordenador de pastoral da Arquidiocese de Manaus. Anualmente, na Campanha da Fraternidade, a Igreja realiza gestos concretos, como em 2001, quando foi implantada a Fazenda Esperança em Manaus, um espaço de reabilitação de dependentes químicos. Este ano, será incentivada a doação de sangue e a implantação da Pastoral da Saúde nas 78 paróquias da arquidiocese de Manaus. Hoje, essa pastoral está presente em 30% das
paróquias da arquidiocese.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.