2551. Evangelho de quinta-feira (16-02-2012) - Tg 2, 1-9; Sl 33, 2-7; Mc 8, 27-33 - Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito.
Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus e sim como os homens”.
Recadinho: - Quem é Jesus para você? - Esforça-se realmente para seguir seus ensinamentos? - Procura se informar sobre os ensinamentos da Igreja? - Serve a Deus presente nos irmãos? - Quais os melhores momentos para me encontrar com Deus, estar com Ele?
2552. Rio de Janeiro: realizada a 4ª Vigília pela Jornada da Juventude - No dia 10 de fevereiro 2012 foi realizada a 4ª edição da Vigília de preparação espiritual e apostólica dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. A abertura constou de Missa celebrada por Dom Antônio Augusto, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, e no encerramento houve a oração das “laudes” (louvores).
A vigília foi conduzida pelo grupo musical da Comunidade Aliança de Misericórdia que também rezou o terço da misericórdia. O Movimento dos Focolares coordenou uma parte da vigília, levando à reflexão sobre a passagem “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1, 15).
Já é conhecida a “Vigília dos Jovens Adoradores”, que se realiza desde novembro de 2010, na segunda sexta-feira de cada mês, na Igreja de Santana, no centro da cidade do Rio de Janeiro.
O Setor Juventude, organizador destas vigílias, e o Comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude do Rio, trabalham para que a “Vigília dos Adoradores Jovens” ultrapasse as fronteiras da cidade do Rio de Janeiro e se espalhe. A intenção é que os jovens estejam em oração simultânea nas segundas sextas-feiras de cada mês, intercedendo pela Jornada Mundial.
A próxima Vigília será no dia 9 de março, com a presença do fundador Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo.
2553. Jovens, quem os sustenta é Deus! - Em sua homilia na 4ª Vigília pela Jornada da Juventude, no dia 10 de fevereiro 2012, no Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, alentou os jovens que não tenham medo de nada nem de ninguém, porque quem os sustenta é Deus.
Dom Antônio explicou algumas características da logomarca da Jornada Mundial do Rio 2013. Destacou que o desenho demonstra o quanto as pessoas querem ouvir falar de Cristo, do amor que protege e perdoa. As pessoas buscam e aspiram o alto, subir os montes e cumes, a altura de Cristo, a santidade, que é o sentido do desenho do Pão de Açúcar na logomarca.
O azul lembra o mar, e foi num mar, o da Galileia, que os discípulos viram a grandeza do Senhor Jesus e a missão do apostolado.
Dom Antônio concluiu sua homilia lembrando aos jovens a importância de ouvir o que o Senhor diz. É necessário lançar as redes para pescar, ir mar adentro, subir ao cume do amor.
2554. Portugal: Recordação da Irmã Lúcia de Jesus - No dia 13 de fevereiro 2012, Portugal celebrou o 7º ano do falecimento da serva de Deus Irmã Lúcia de Jesus, testemunha e mensageira da mensagem de Nossa Senhora em Fátima. Na oportunidade, o reitor do Santuário de Fátima, P. Carlos Cabecinhas, frisou a figura de Maria, modelo de todos os discípulos. Ressaltou P. Carlos que as atitudes de Maria, “a primeira discípula e o modelo de todos os discípulos, interpelam o mundo. O seu sim interpela-nos, interroga-nos: que atitude tomamos nós diante da vontade de Deus?” Maria é “modelo da entrega da
própria vida a Deus, no seguimento de Jesus Cristo que, pela sua entrega, nos deu a vida e a vida em abundância”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.