2514. Evangelho de quarta-feira (08-02-2012) - S. Jerônimo Emiliani e Sta. Josefina Bakhita - 1Rs 10, 1- 10; Sl 36, 5-6.30-31.39-40; Mc 7, 14-23 - Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis?
Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.
Recadinho: - Jesus fala de nosso coração! Quanta maldade! Reflita sobre cinco coisas mencionadas por Jesus que saem do coração humano: más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo.
2515. Movimento no Santuário Nacional -
Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, nos dias de semana de 30 de janeiro a 05 de fevereiro/2012, circularam pelo Santuário 36.804 visitantes. No sábado, 04 de fevereiro, visitaram o Santuário 38.237 pessoas e, no domingo, 05 de fevereiro, o número foi de 46.786 peregrinos. A previsão para o próximo fim de semana é o Santuário Nacional receber 34.855 pessoas no sábado, dia 11 de fevereiro; e 52.353 no domingo, dia 12 de fevereiro.
2516. Crianças continuam morrendo no Chifre da África - A cada dia, no Chifre da África, continuam a morrer, devido à carestia provocada pela grave seca que atingiu a área nos últimos 50 anos, entre 100 e 200 crianças menores de cinco anos. Não obstante as ajudas e as intervenções de organizações humanitárias, a situação continua piorando e, no último ano, morreram entre 35 mil e 65 mil crianças.
No campo de refugiados de Dadaab, o maior do mundo, situado no Quênia, continuam a chegar milhares de crianças famintas e em péssimas condições de saúde, em fuga de suas estéreis terras de origem, que há dois anos causam desastres no leste da África.
O Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido indica que, em 2011, houve entre 50 mil e 100 mil mortes, a metade crianças. O governo dos Estados Unidos alerta que, de maio a julho de 2012, 29 mil menores morreram. Em relatório recente publicado, as ONGs Oxam e Save the Children, denunciaram que milhares de mortes poderiam ter sido evitadas se a comunidade internacional, os governos e as organizações humanitárias tivessem respondido mais rapidamente ao problema. Além disso, na Somália, o índice de desnutrição aumentou de 16,4% para 36,4%.
2517. Santo Cristo (RS): 35ª Romaria da - No dia 21 de fevereiro 2012, estará sendo realizada no município de Santo Cristo, diocese de Santo Ângelo (RS), a 35ª Romaria da Terra, buscando dar destaque para a agricultura familiar camponesa, num contexto agrícola predominantemente familiar. Os diversos movimentos sociais atuantes e participantes do processo estarão contemplando a expressão “camponesa” presente nos relatos bíblicos como elemento central dos que cuidam do campo e em especial da Vida.
2518. Região da Cracolândia: “ferida aberta” da cidade de São Paulo - No dia 21 de janeiro 2012, por ocasião de visita a um abrigo para dependentes que está sendo construído no bairro do Bom Retiro, em São Paulo (SP), o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, condenou a violência, mas defendeu a operação policial que combate o tráfico de drogas na “Cracolândia”, no centro da capital paulista. Dom Odilo destacou que as ações do poder público incrementam o trabalho de voluntários que se dedicam à ajuda aos usuários de drogas, como é o caso de vários grupos ligados à Igreja.
Na ocasião, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, informou que o Complexo Prates, com capacidade para atender 1.200 dependentes, deve começar a funcionar no mês de março 2012.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.