2456. Evangelho de quarta-feira (25-01-2012) - Conversão de S. Paulo - At 22, 3-16 (ou At 9, 1-22); Sl 116, 1.2; Mc 16, 15-18 - Jesus se manifestou aos onze discípulos e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
Recadinho: - Você anuncia o Evangelho? - Como? - Lembra-se que vale mais o testemunho que as belas palavras? - Considera sua missão de anunciar uma honra ou uma tarefa? - Procura agir com simplicidade e humildade?
2457. Nova York: Tema vocacional em pauta - Nos dias 21 e 22 de janeiro 2012, os Irmãos Franciscanos Capuchinhos de Nova York convidaram homens de idade entre 18 e 40 anos, que estão em processo de discernimento vocacional, a se aproximarem da comunidade e compartilharem com seus membros o chamado à vida religiosa ou ao sacerdócio. A iniciativa, que é promovida por esta comunidade religiosa há vários anos em Nova York, se intitula "Come & See weekends" (“Fins de semana Venha e veja”). Explicam os organizadores que “trata-se de uma oportunidade de conhecer outros homens que querem saber também para onde o Senhor os está levando, conhecer os irmãos Franciscanos Capuchinhos, visitar seus mosteiros, conversar sobre seu caminho vocacional, aprender mais sobre os diversos ministérios em Nova York e desfrutar de boa companhia”. Realizadas várias vezes por ano, nelas os capuchinhos propõem temas de vários interesses aos aspirantes ao sacerdócio e à vida religiosa. “Participar de um final de semana de discernimento não obriga ninguém a nada, mas oferece uma oportunidade de conhecer de perto nossa fraternidade franciscana capuchinha”, comentam.
Além desta iniciativa, a comunidade dos Franciscanos Capuchinhos em Nova York promove jornadas como: “Venha compartilhar as noites”, quando os aspirantes à vida religiosa e ao sacerdócio participam de uma noite de oração ou de refeição com a fraternidade Capuchinha; “Venha passar semanas”, para jovens que queiram viver uma experiência em comunidade; e “Venha e realize uma experiência”, iniciativa na qual os aspirantes participam de campanhas dos capuchinhos com os mais necessitados.
2458. Filipinas: a tradicional “Procissão do Nazareno” - No dia 9 de janeiro 2012, mais de 9 milhões fiéis tomaram as ruas de Manila, nas Filipinas, para a tradicional Procissão do Nazareno, em clima de tensão por causa de ameaças terroristas. O presidente Benigno Aquino, pessoalmente, alertou os fiéis sobre possíveis atentados. Segundo fontes locais, as ameaças poderiam ter dupla origem: os militantes islâmicos do Sul ou grupos anti-católicos e leigos, que pretendem frear a influência da Igreja na sociedade.
Apesar da advertência do Governo, cerca de 9 milhões de pessoas saíram às ruas, normalmente descalços, durante todo o dia, para acompanhar a passagem do Nazareno Negro. A imagem do Menino Jesus é conhecida como o Nazareno Negro porque foi atingida pelo fogo no navio que a levava do México, em 1607. Os alertas terroristas não desencorajaram os fiéis. Aliás, muitos deles disseram que se morressem durante a procissão do Nazareno, cumprindo um ato de fé, certamente iriam para o Paraíso.
2459. Homilias breves?! - O Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, aplaudiu a iniciativa de um bispo francês que há um ano usa sua conta no Twitter para difundir o Evangelho diário. No início de janeiro 2012, Dom Hervé Jean Robert Giraud explicou que seus "tuits" respeitam os 140 caracteres que a rede de “microblogging” estabelece como requisito e têm como objetivo "difundir uma gota de espiritualidade nas redes sociais" assim como "convidar as pessoas a lerem a palavra de Deus, uma atividade que sofre hoje em dia um déficit de grande dimensão". Em novembro de 2011, durante uma conferência em Roma, o Cardeal Ravasi alertou que as homilias "estão em risco de converter-se em palavras insignificantes" e poderiam perder a verdadeira função que devem ter nos fiéis: "estimular, capturar a atenção e fazer refletir".
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.