2448. Evangelho de segunda-feira (23-01-2012) - 2Sm 5, 1-7.10; Sl 88, 20-22.25-26; Mc 3, 22-30 - Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.
Recadinho: - Ao nosso redor há pobres e humildes que são explorados? - Pode acontecer de o orgulho nos impedir de ver qualidades em nosso próximo? - Reconhecemos o bem que vemos nos outros? - Procuramos colocar nossos talentos a serviço do bem comum? - Somos solidários e fraternos para com todos?
2449. Seguindo tradição, Papa abençoou dois cordeiros - No dia 21 de janeiro 2012, dia em que a Igreja celebra Santa Inês, Bento XVI seguiu a tradição abençoando dois cordeiros cuja lã será utilizada para confeccionar os pálios sagrados. O pálio é uma estola de lã branca, com seis cruzes pretas bordadas ao seu longo, e que expressa aunidade com o Papa, sucessor de Pedro. As estolas são guardadas até o dia 29 de junho, quando o Papa as impõe, na solenidade dos Santos Pedro e Paulo, aos novos arcebispos. O gesto é um sinal da comunhão especial que os liga ao Papa. Tradicionalmente, os cordeiros são criados pelas religiosas do convento romano e São Lourenço, em Panisperna, e oferecidos ao Papa no dia de Santa Inês. A iconografia tradicional costuma retratar a mártir Inês como um cordeiro.
O pálio é confeccionado com lã de ovelha, em representação de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e o Bom Pastor que vela cautelosamente sobre o seu rebanho. Recorda aos Bispos que são chamados a ser Pastores a exemplo de Jesus. Recorda também ao povo a necessidade de ajudar os Pastores da Igreja com as suas orações e de cooperar com eles para a propagação do Evangelho e o crescimento da Igreja de Cristo na santidade, unidade e caridade.
2450. EUA: Ordens religiosas femininas promovem campanhas de acolhimento dos imigrantes - Agora em janeiro 2012, a comunidade católica do Estado de Iowa (EUA) iniciou campanhas de educação para pedir uma reforma nacional da imigração. Cerca de dez comunidades religiosas femininas da região do Vale do Mississipi financiaram a realização e a instalação de outdoors em seis cidades do Estado, com o trecho do Evangelho de Mateus em que Jesus convida a acolher os estrangeiros.
A iniciativa foi coordenada pela Ir. Johanna Rickl, Superiora da Congregação da Humildade de Maria em Davenport. A religiosa explicou que a decisão de investir em outdoors foi ditada pela necessidade de acabar com as violações dos direitos civis e humanos que, a seu ver, se verificaram durante as intervenções das autoridades encarregadas da imigração em 2006 e em 2008, e que se teme possam se verificar nos próximos dias. Em 12 de maio de 2008, centenas de agentes da Imigração estadunidense prenderam 389 pessoas, a maior parte das quais proveniente da Guatemala e do México. Três semanas depois, a maior parte dos detidos foi deportada.
Os outdoors foram colocados em cruzamentos estratégicos nas cidades de Quad Cities, Des Moines, Dubuque, Cedar Rapids, Sioux City e Clinton. Segundo Ir. Johanna, as ordens religiosas femininas já estão preparando uma nova campanha para se opor ao programa federal "Comunidades Seguras", que visa identificar os potenciais imigrantes com precedentes penais.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.