2422. Evangelho de terça-feira (17-01-2012) - Sto. Antão - 1Sm 16, 1-13; Sl 88, 20-22.27-28; Mc 2, 23- 28 (ou Mt 19, 16-26) - Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.
Recadinho: - Você é muito exigente cm relação aos outros? - E para consigo mesmo? - Colocamos acima de tudo o amor a Deus e ao próximo? - Usamos de bom senso? - Procuro estar atento(a) às necessidades de meus irmãos?
2423. Movimento no Santuário Nacional - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, nos dias de semana de 09 a 15 de janeiro 2012, circularam pelo Santuário 59.946 visitantes. No sábado, dia 14 de janeiro, visitaram o Santuário 56.732 pessoas e, no domingo, dia 15 de janeiro/2012, o número foi de 81.358 peregrinos. A previsão para o próximo fim de semana é o Santuário Nacional receber 45.640 pessoas no sábado, dia 21 de janeiro; e 69.446 no domingo, dia 22 de janeiro.
2424. Maringá (PR) sediou o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude - De 8 a 15 de janeiro 2012, realizou-se, em Maringá, no Paraná, o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, reunindo mais de 600 jovens de todas as regiões do Brasil. O Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude se reúne em uma diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos e pela primeira vez se deu em uma cidade da região sul do Brasil. Num dia do encontro, os participantes foram enviados em grupos de até 50 jovens para 12 paróquias da região de Maringá, para visitas missionárias.
Os jovens tiveram a possibilidade de conhecer as realidades locais e também partilhar experiências de ser Igreja em outras regiões do país. Além do tema, “Somos Igreja Jovem”, o encontro teve como lema “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida” e a iluminação bíblica extraída do evangelho de João, “Ele , tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13, 1).
2425. Bento XVI: "Os migrantes não são números, mas pessoas” - No dia 15 de janeiro de 2012, Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, falando sobre o tema, o Papa Bento XVI frisou que os migrantes “não são números”, mas pessoas que buscam um lugar onde viver em paz. Diante de milhares de fiéis e peregrinos provenientes de todas as partes do mundo, reunidos na Praça São Pedro, o Papa recordou que a Igreja celebrava o 98º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado e que para essa ocasião ele publicou uma mensagem com o tema “Migrações e nova evangelização”. Ressaltou Bento XVI: “Milhões de pessoas estão envolvidas no fenômeno da migração, mas elas não são números! São homens e mulheres, crianças, jovens e anciãos à procura de um lugar para viver em paz. Na minha Mensagem para este Dia, chamei a atenção para o tema “Migração e nova evangelização”, sublinhando que os migrantes não são somente destinatários, mas também protagonistas do anuncio do Evangelho no mundo contemporâneo”. Em sua mensagem, Bento XVI lembra que os estados têm o dever de acolher e respeitar a dignidade humana e os direitos dos refugiados, “superando os temores e evitando formas de discriminação”. O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado foi instituído em 1914 pelo Papa Bento XV, conhecido também como “o Papa da Paz”. Naquela época, o mundo vivia o triste conflito da 1ª Guerra Mundial. O Papa Bento XV nomeou um bispo para assistir aos refugiados e vítimas da guerra e quis que fosse celebrada a Jornada do migrante. Desde então, essa data se repete todo ano, no primeiro domingo após a celebração do Batismo de Jesus.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.