2413. Evangelho de domingo 2º - tc - (15-01-2012) - 1Sm 3, 3b-10.19; Sl 39, 2.4ab.7-10; 1Cor 6, 13c- 15a.17-20; Jo 1, 35-42 - João estava novamente no mesmo lugar, com dois discípulos e, vendo Jesus passar, exclamou: “Aí está o cordeiro de Deus!” Ouvindo isto, os dois discípulos seguiram a Jesus. Jesus, ao voltar-se para eles e percebendo que o seguiam, perguntou-lhes: - “O que vocês estão procurando?” Eles responderam: - “Rabi, onde o senhor mora?” - “Rabi” significa “Mestre”. Aí Jesus lhes disse: - “Venham e vejam!” Então eles foram com Jesus, viram onde ele morava e passaram juntos o resto daquele dia. Isso se deu lá pelas quatro horas da tarde. Um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido a Jesus era André, o irmão de Simão Pedro. A primeira pessoa que André procurou para conversar sobre isso foi seu irmão Simão, e disse-lhe: - “Encontramos o Messias!” - “Messias” significa “Cristo”. André levou Simão à presença de Jesus que, ao vê-lo, disse: - “Você é Simão, filho de João; mas de agora em diante seu nome será “Cefas”, que significa “pedra” e daí “Pedro”.
Recadinho: - Em que circunstâncias você recebeu a fé? - Tem procurado retribuir atraindo outros para Deus? - É fácil testemunhar a fé? - Pode dizer que sua vida é um testemunho da fé que tem no Evangelho? - Dê alguns exemplos práticos de como indicar Jesus a outras pessoas. (Veja em nosso site PPS do Evangelho: 2º Domingo do Tempo Comum, ano B= http://www.aparecidadasaguas.com/index.php?c=117&Tempo Comum)
2414. Migração e Nova Evangelização - Hoje, dia 15 de janeiro 2012, celebramos a 98º Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado, com o tema "Migração e Nova Evangelização". A Fundação Migrantes, que celebra hoje 25 anos de existência, é um organismo constituído pela Conferência Episcopal Italiana para assegurar o cuidado pastoral dos migrantes e os itinerantes e promover assim nas comunidades cristãs obras de acolhida. Além disso, procura suscitar na comunidade civil a compreensão e valorização dos imigrante, e favorecer uma convivência respeitosa, promovendo sua dignidade e os direitos humanos. Em sua Mensagem para a Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado deste ano, o Papa Bento XVI recordou que a Igreja, tem o desafio de ajudar os migrantes a manter forte a fé e apoiar a cultura que trazem de seus países, além de procurar novas estratégias pastorais, métodos e linguagens para dar uma acolhida sempre vital da Palavra de Deus.
2415. Migrantes: bispos italianos pedem regularização de clandestinos - O presidente da Fundação Migrantes da Conferência Episcopal Italiana, Arcebispo Bruno Schettino, defendeu a regularização dos imigrantes sem documentos na Itália, com a concessão de permissão de residência de pelo menos um ano “aos irregulares que não cometeram crimes, falam italiano e querem ficar”. Dom Bruno esclareceu: “O problema é mais grave no sul da Itália, onde falta trabalho para os italianos e mais ainda para os estrangeiros sem permissão de residência. Se os imigrantes tivessem permissão de residência, se espalhariam sobre um território mais amplo, uma vez que a permissão permite ao estrangeiro procurar trabalho na Itália. Sem os estrangeiros, alguns setores, como a agricultura, o turismo e a assistência familiar estariam em crise”.
2416. Migrantes: França expulsou quase mil por dia em 2011 - De acordo com Claude Gueant, ministro do interior, cerca de 32 mil estrangeiros deixaram a França no ano passado, um incremento de 17,5% em relação a 2010. Para 2012, a expectativa é chegar aos 35 mil e o objetivo é continuar reduzindo o número de estrangeiros vivendo no país. A França é o país da Europa Ocidental com maior número de
imigrantes muçulmanos, a maioria proveniente das ex-colônias do Norte da África.
2417. Londres - Migrantes: "Sua fé e testemunho enriquecem as paróquias" - “Os migrantes são uma riqueza para as paróquias”, afirmou Dom Patrick Lynch, diretor do Setor Migrações da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, frisando: “Eles têm um forte sentido de comunidade e se empenham na vida familiar; têm um grande amor pelas Escrituras, são devotos de Maria e participam com envolvimento das Eucaristias. Somos todos chamados a ser evangelizadores, arautos da Palavra de Deus e testemunhas de Cristo no mundo contemporâneo”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.