2401. Evangelho de sexta-feira (13-01-2012) - Sto. Hilário - 1Sm 8, 4-7.10-22ª; Sl 88, 16-19; Mc 2, 1-12 - Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciavalhes a Palavra.Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: “Como este homem
pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.
Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, disse ele ao paralítico: eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.
Recadinho: - Você confia em que Deus vai curar seu coração? - Mas procura também fazer sua parte? - Sabe agradecer o dom da fé? - Quem tem “coração de pedra”? - Você glorifica a Deus pelas maravilhas que realiza em seu coração?
2402. Patagônia: exploração injusta da terra - Por ocasião do Natal 2011, os sete bispos da região da Patagônia, na Argentina, denunciaram a exploração dos recursos minerários da região por parte de multinacionais e acusaram o Estado de promover a destruição.
Afirmaram os bispos que o drama de Belém se repete hoje. "Há quem não tenha um lugar para viver porque se vê negado o direito à vida antes mesmo de nascer, assim como existem idosos que são desalojados e têm que se afastar da própria família. Existem famílias que, devido à insegurança e à violência sofridas, perdem suas casas e bens. Se o cuidado da terra, do ar e da água não for levado a sério, mais pessoas ainda não terão um lugar para viver", escrevem.
2403. Projetos transformando natureza de vida em terra de morte - Questionam os bispos da Patagônia: “Que intenções podem inspirar certos projetos que acabam transformando uma natureza repleta de vida em terra de morte? A explicação possível parece ser a busca do lucro imediato sem qualquer preocupação com o futuro. Essa atitude não leva em conta o bem comum e prioriza o interesse de poucos em detrimento das necessidades da família humana de hoje e de amanhã". Alertam: “As empresas que atuam na região são multinacionais, que fazem na Patagônia o que não poderiam fazer nos países ditos desenvolvidos. Ao abandonarem a terra, deixam um rastro de destruição humana e ambiental: povos sem vida, esgotamento de reservas naturais, desflorestamento, empobrecimento da agricultura e rios contaminados”.
2404. Como explorar a terra? - Observam os bispos da Patagônia: "É possível explorar a terra sem intoxicá-la e esgotá-la". Todas as atividades produtivas e extrativas devem respeitar uma determinada ordem inscrita nas leis e na finalidade da natureza para que não se voltem contra o homem. A afirmação do Evangelho é dramática e muito triste: “Não havia lugar”, mas ainda mais dramática e triste fica quando é produto do egoísmo humano e de uma ausência total de solidariedade".
2405. Ucrânia tem primeira TV católica - No dia 08 de dezembro 2011, o Arcebispo da Arquidiocese de Kiev-Zhytomyr da Igreja católico-romana da Ucrânia, Dom Petro Malchuk, inaugurou o primeiro canal televisivo católico em Kiev: a “Tevê do mundo eterno - Ewtn”. No momento só podem transmitir para a cidade de Kiev e região. Estão na esperança de futuramente poderem transmitir para outras cidades do país. As transmissões são em inglês, mas os organizadores estão trabalhando para conseguir transmitir com legendas em ucraniano, especialmente pela manhã e à noite.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.