2393. Evangelho de quarta-feira (11-01-2012) - 1Sm 3, 1-10.19-20; Sl 39, 2 e 5.7-9.10; Mc 1, 29-39 - Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. A cidade inteira se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
Recadinho: - Mesmo sem precisar fazer milagres, você procura estar próximo dos que sofrem? - Sua presença é realmente alegria e paz? - Procura ser gentil para com todos? - Retribui o bem que recebe? - Sua vida é sempre um testemunho de fé?
2394. Novos cardeais para a Igreja - No dia 6 de janeiro 2012, o Papa Bento XVI anunciou que, no dia 18 de fevereiro 2012, realizará um Consistório em que criará 22 novos membros para o Colégio dos Cardeais. Bento XVI explicou: “Os cardeais têm como dever ajudar o Sucessor do Apóstolo Pedro no desenvolvimento de seu Ministério de confirmar os fiéis na fé e ser princípio e fundamento da unidade e da comunhão na Igreja”. Entre os nomeados, está Dom João Braz de Aviz, que desde 4 de janeiro de 2011 é o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. O arcebispo, que durante muito tempo esteve à frente da arquidiocese de Brasília, foi o único brasileiro e latino-americano escolhido pelo Papa.
O Brasil passa a ter 10 cardeais: Dom João Braz de Aviz, Dom Eugênio Sales, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom José Falcão, Dom Serafim Fernandes Araújo, Dom Cláudio Hummes, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Eusébio Sheid, Dom Odilo Pedro Sherer e Dom Raymundo Damasceno Assis.
2395. Roma: Missa em grande centro comercial - Antes do Natal 2011, Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, celebrou uma Missa em um dos maiores centros comerciais de Roma. Na ocasião, comentou: “Como os centros comerciais são lugares de encontro, não podem estar fora da "pastoral do ambiente". Isto não substitui e não se coloca como uma alternativa às paróquias mas, pelo contrário, cada centro comercial se encontra dentro de um território de paróquia e portanto são espaços para a nova evangelização que os párocos não podem ignorar. Os centros comerciais são as novas "ágoras", praças, do tempo de São Paulo. As luzes dos centros comerciais podem iludir as pessoas fazendo-as acreditar que podem afastar-se de seus próprios problemas. Mas não é assim. Todos os seres humanos levam no coração a nostalgia de Deus e vão sempre em sua busca".
2396. Modernos centros comerciais: lugares de encontro - Recentemente, o Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, alertou que os centros comerciais converteram-se em espaços que "progressivamente ocuparam o lugar das praças e, os círculos, dos lugares de reuniões de outrora. Uma realidade que certamente não pode ser ignorada pelos que têm responsabilidades pastorais". Dom Cesare Nosiglia sugeriu abrir nestes ambientes oratórios similares aos que em seu tempo abriu Dom Bosco. Observou Dom Cesare: “Para fazer frente à crise dos jovens, que vai além do aspecto trabalhista e que tem um profundo contexto religioso, talvez deveríamos abrir nossos oratórios também em centros comerciais e nos lugares de entretenimento. Ou, talvez, propor serviços educativos realizáveis de maneira cooperativa também nos locais dos oratórios ou de congregações religiosas".
Agora, a partir de 9 de janeiro 2012, os bispos envolvidos na "Missão Metrópoles", que busca promover a nova evangelização em 12 cidades européias antigamente cristãs e agora secularizadas, se reúnem em Roma, convocados pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, para tratar do tema da Evangelização.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.