2384. Evangelho de segunda-feira - Batismo do Senhor - (09-01-2012) - Is 55, 1-11; Is 12, 2-6; 1Jo 5, 1- 9; Mc 1, 7-11 - João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.
Recadinho: - Você sabe quando foi batizado? - Que lugar ocupa o Espírito Santo em sua vida? - Sua presença manifesta a ação do Espírito Santo que age em você? - Na vivência da fé, que lugar ocupa a humildade em sua vida? - Cite alguns gestos seus que demonstram publicamente sua fé. (Veja em nosso site o PPS “Batismo do Senhor”: http://www.aparecidadasaguas.com/?c=28&Tempo de Natal)
2385. Filipinas: a ajuda católica às vítimas da grande tempestade - No dia 5 de janeiro de 2012, foi anunciado que a Conferência Episcopal das Filipinas está lançando uma coleta de verbas para construir moradias para as vítimas da tempestade tropical "Washi" que, antes do Natal, deixou arrasadas as cidades costeiras de Mindanao, provocando mais de 1.200 mortos e centenas de milhares de pessoas desabrigadas. O projeto vai construir 400 casas em Cagayan de Oro City, 400 contêineres em Iligan City e outras 200 habitações provisórias em Mumaguete City. Segundo P. Edwin Gariguez, da Comissão Episcopal para a ação social, justiça e paz, a Caritas Internacional deve ajudar com o equivalente a 1,6 milhões de dólares, e as obras devem começar em meados de fevereiro. Também a Universidade jesuíta de Manila está programando construir cerca de 200 alojamentos na área atingida pelo tufão. E a “Catholic Relief Services”, obra de caridade da Igreja dos EUA, financiará a construção de 800 moradias provisórias. A principal urgência é garantir um teto aos desalojados. O UNICEF afirma que as novas chuvas fizeram aumentar seu número, que chega agora a 465.000, e quase metade são crianças. Em meio à reconstrução, prossegue a assistência humanitária para aliviar a condição da população, com a distribuição de alimentos, água e medicamentos.
2386. Igreja no México se une contra a violência e pela paz - No dia 18 de dezembro de 2011, o Arcebispo da capital mexicana, Cardeal Norberto Rivera Carrera, presidiu uma celebração eucarística no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe pela paz e contra a violência no país. Segundo o Cardeal, a violência dos últimos anos no México corrói as "raízes mais profundas do tecido nacional, provocando grandes prejuízos materiais e, sobretudo, demasiados lutos e dores". O Presidente mexicano, Felipe Calderón, inúmeros bispos e o Núncio Apostólico, Dom Christophe Pierre, estiveram presentes. A celebração abriu um Tríduo de oração, sempre na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. No último dia, houve uma oração ecumênica da qual participação líderes de outras confissões religiosas. Lamenta o Cardeal Rivera Carrera que o México viva uma "guerra não declarada", e a Missa foi uma "ocasião para pedir a paz, a conversão dos criminosos e o fim da violência".
2387. Nigéria: devolvidas 453 escolas à Igreja - Antes do Natal de 2011, na Nigéria, 453 escolas foram devolvidas à Igreja, após o confisco por causa da guerra civil. “É uma grande responsabilidade”, sublinhou o bispo de Awka, Dom Paulinus Chukwuemeka Ezeokafor. A decisão foi anunciada antes do Natal pelo governador de Anambra, um dos Estados ricos em petróleo no sudeste da Nigéria que, entre 1967 e 1970, faziam parte da República separatista de Biafra. No total, à Igreja Católica, às suas congregações missionárias ou à Comunidade anglicana, foram devolvidas 1.040 escolas. O governador de Anambra assumiu o compromisso do financiamento num valor de R$ 67 milhões e a continuar a pagar o salário dos professores. “A nossa tarefa é colaborar com o Estado para acabar com o abandono material e espiritual das últimas décadas”, assegurou Dom Ezeokafor. Em nota divulgada, os bispos nigerianos disseram, esperançosos: “O Governador do Estado de Anambra reescreveu a história começando a curar as feridas do passado, incentivando o setor da instrução e promovendo um futuro melhor para os jovens do nosso País”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.