2314. Evangelho de quinta-feira (22-12-2011) - 1Sm 1, 24-28; 1Sm 2, 1.4-7; Lc 1, 46-56 - Naquele tempo, Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bemaventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
Recadinho: - Pense um pouco nas maravilhas que Deus realiza em sua vida. - São muitas? - Agradeça a Deus. Maria sabe ser grata a Deus que realiza maravilhas. - Temos sempre um coração agradecido? - Agradecemos os benefícios que recebemos de nosso próximo? - Você se alegra com as conquistas e realizações do próximo?
2315. Antífona do Ó - 22 de dezembro - Ó Rei das nações! - “Ó Rei das nações e objeto de seus desejos, pedra angular, que reunis em vós judeus e gentios: Vinde e salvai o homem que do limo
formastes!”
Recadinho: De que serviria sermos instruídos, redimidos, libertos dos inimigos e iluminados, se não conseguíssemos a salvação? Por isso, nesta e na antífona de amanhã, ficamos felizes pela salvação que Jesus nos trouxe, libertando-nos do mal! Demos glória a Ele. Amém!
2316. Malásia: Cantos de natal só com permissão da Polícia - Em 19 de dezembro de 2011, a polícia da Malásia divulgou uma nota informando que os cristãos de duas igrejas da Malásia só poderão cantar canções de natal em templos e lares com autorização. Duas igrejas de Klang, nos subúrbios de Kuala Lumpur (Malásia), receberam uma nota da Polícia pedindo nomes e dados das pessoas que cantam canções de natal. Requer-se uma autorização prévia para poder fazê-lo dentro dos seus templos e lares.
O diretor do semanário diocesano "Herald", P. Andrew Lawrence, explicou que trata-se de "uma interpretação estrita das normas vigentes sobre o exercício de atividades de culto e a liberdade de religião. A polícia está numa confusão total. Depois dos protestos dos cristãos, os representantes do governo negaram a necessidade deste tipo de autorizações". Isto provocou protestos até mesmo entre outras minorias religiosas: Budismo, Hinduísmo, Taoísmo e outras, pois a medida estabelece expressamente que "os lugares onde as reuniões podem ser mantidas também são lugares de culto".Segundo Teresa Mok, secretária nacional do Partido de Ação Democrática, as novas normas são "um abuso de poder por parte das autoridades e uma tentativa de violar a liberdade religiosa".
2317. Iraque: Natal entre medo e esperança - Os cristãos iraquianos estão para viver um Natal entre medo e esperança, pois são uma minoria vítima de violências, abusos e intimidações, como evidenciado pelo recente assassinato de um casal cristão em Mossul, os ataques às propriedades cristãs em Zakho, recentes episódios de uma cadeia de abusos que se prolonga por vários anos...
Agora, com a retirada do exército dos Estados Unidos do país, a situação corre o risco de degenerar.
“O nosso problema se chama segurança. Por isso devemos ter prudência e cuidado ao celebrar as próximas festas de Natal”, alerta o bispo caldeu Dom Shlemon Warduni. As missas da meia-noite de 24 serão antecipadas para a tarde, e as de 25 serão celebradas no início da manhã. Há, sim, pequenos sinais de esperança: O bispo participou de um encontro sobre o Natal para o canal de televisão Al Arabiya. Alguns importantes líderes muçulmanos, entre os quais Sayed Ammar Al-Hakim, pediram para estarem presentes na missa. Dom Shlemon informou que estão “tentando fazer viver, pelo menos para as nossas crianças, uma clima de festa e organizando recitais. Não falta esperança em Deus, mas sentimos medo e insegurança. Nossas orações para o Natal que está chegando são dirigidas precisamente para pedir paz, segurança e estabilidade, não só para o Iraque, mas para todo o Oriente Médio”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.