2271. Evangelho de terça-feira (13-12-2011) - Sta Luzia - Sf 3,1-2.9-13; Sl 33, 2-3. 6-7. 17-19.23; Mt 21, 28-32 - Jesus disse aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: “Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O Filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.
Recadinho: - O que dizer da chamada “parábola do arrependimento?” - Não deve ser esta uma de nossas primeiras atitudes, o saber arrepender-se? - Adianta dizer que é de formação católica se não pratica? - Procuramos coerência entre nossas palavras e atos?- Pede as luzes do Espírito para conseguir trilhar o caminho do arrependimento?
2272. Entregue Nobel da Paz a três mulheres - A cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz de 2011 se transformou. no dia 10 de dezembro de 2011. em uma homenagem à luta das mulheres de todo o mundo e aos movimentos populares da chamada “Primavera Árabe”. O prêmio foi entregue à presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, à sua compatriota Leymah Gbowee e à iemenita Tawakkul Karman. É a primeira vez na história que o prêmio é atribuído a três mulheres. As três receberam o prêmio “por sua luta não-violenta pela segurança das mulheres e seus direitos a uma participação plena no trabalho de construção da paz”.As mulheres foram um dos temas principais dos discursos das vencedoras do prêmio, incluindo aquelas que, “com sua luta privada e silenciosa, ajudaram a formar nosso mundo”. “Vocês representam uma das forças motrizes mais importantes das mudanças no mundo de hoje: a luta pelos direitos humanos em geral e a luta das mulheres pela igualdade e pela paz, em particular. Vocês dão sentido ao provérbio chinês que diz que as mulheres sustentam metade do céu!”, disse a presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland.
2273. Romaria da Associação de Peregrinação do Rosário - De 4 a 11 de dezembro de 2011, a Associação de Peregrinação do Rosário realizou sua 21ª Romaria com cerca de 200 participantes, a maioria deficientes físicos do Estado de São Paulo, que percorreram vários lugares, entre eles o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP). Estiveram no Santuário Nacional no dia 11. Hospedaram-se no 5º Batalhão de Infantaria Leve de Lorena (SP). O grupo partiu da cidade de Presidente Prudente (SP). Trata-se de uma Organização não Governamental sem fins econômicos, que desde 1988 favorece a socialização de portadores de deficiências por meio de atividades religiosas e de lazer, apoiando-os na superação das doenças e de suas deficiências. O Santuário Nacional cada vez mais estrutura os acessos de suas dependências para facilitar os acessos dos romeiros: há rampas de acesso, vagas de estacionamento e serviços sanitários exclusivos para deficientes.
2274. Limeira: grupo de jovens festeja 35 anos de fundação - No dia 11 de dezembro de 2011, o Santuário Nacional recebeu a romaria do Grupo de Jovens da cidade de Limeira (SP), que existe há 35 anos. Cerca de 100 jovens do grupo participaram da missa das 5h30 e às 8h fizeram Via Sacra no Morro do Cruzeiro, em ação de graças pela fundação do grupo, realizando sua primeira romaria ao Santuário.Desde a fundação, cerca de 6.400 jovens já passaram pelo Grupo de Limeira, inclusive o cantor Daniel. Em Limeira, em torno de 200 jovens participam dos encontros realizados aos sábados.
2275. Juventude e Drogas - “Juventude e drogas hoje é uma preocupação que não é só da Igreja, mas de toda a sociedade. É um mal generalizado. Não destrói só o físico das pessoas, mas os valores e sonhos. É preciso uma interferência, dentro das estâncias políticas, para mobilizar se cada vez mais nas decisões e atitudes que ajudem a sociedade não só a pensar mas correr atrás deste prejuízo humano que os vícios socializados estão provocando”. P. Fábio de Melo.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.