2267. Evangelho de segunda-feira (12-12-2011) - N Sra de Guadalupe - Gl 4, 4-7; Sl 95,1-3.10; Lc 1, 39-47 - Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.
Recadinho: - Será que facilmente arrumamos desculpas para não cumprir nossos deveres de fraternidade? - E quando se tratar de socorrer um familiar necessitado? - Damos a prioridade que os
fatos merecem? - Nas ocasiões importantes da vida, lembra-se de pedir as luzes do Espírito Santo para
tomar decisões acertadas? - Lembra-se de que sem a ajuda de Deus nada podemos?
2268. Nossa Senhora de Guadalupe - 12 de dezembro de 2011: Em Roma, com uma missa especial, às
18h, o Papa Bento XVI celebra o bicentenário da independência dos países latino-americanos e caribenhos. Dela participará um grande número de bispos latino-americanos e representantes de outros países, além da presença de grande número de autoridades. Dois jovens de cada país latino-americano entrarão com as bandeiras nacionais. As orações e os cantos serão em Espanhol e Português.
2269. Nossa Senhora de Guadalupe - O índio Juan Diego nasceu em 1471, perto da cidade do México, na aldeia de Cautitlán, pertencente aos índios Mazehuales. Conforme a lenda e tradição, no dia 9 de dezembro de 1531, às 6h, quando o índio Juan Diego se dirigia de sua aldeia para a de Tolpetlac para assistir uma função religiosa na missão franciscana de Tratetolco, ao chegar ao monte Tepeyac, às margens do lago Texcoco, viu uma jovem de uns 15 anos, que lhe ordenou ir falar com o bispo a fim de pedir-lhe que construísse um templo no vale próximo. No mesmo dia, por volta das 17h, Juan Diego vê novamente a jovem. Fala que o bispo não quis acreditar nele e pede que ela escolha outro mensageiro. A jovem, porém, insiste que ele deve ir novamente falar com o bispo. No dia seguinte, 10 de dezembro, às 15h, Juan Diego fala novamente com o bispo, que ainda não acredita e pede algum sinal. Pela terceira vez a jovem lhe "aparece" e ordena a Juan Diego que volte ao monte no dia seguinte para receber o sinal pedido pelo bispo.
Como o tio de Juan Diego estava doente, o índio não vai ao monte. Na madrugada do dia 12 de dezembro, a doença do tio se agrava. Juan Diego sai de sua aldeia para buscar um sacerdote, e rodeia o monte para não encontrar a virgem. Mas, assim mesmo, ela lhe "aparece", fala que seu tio ficará curado, e pede que vá ao monte buscar rosas. Este seria o sinal. E de fato, ao seu regresso, a virgem diz: Estas diferentes flores são a prova, o sinal que levarás ao bispo. Diga-lhe que veja nelas meu desejo e execute minha vontade. Na mesma hora em que Juan Diego encontra a jovem, ela "aparece" também a seu tio doente, cura instantaneamente suas enfermidades e manifesta seu nome: "Sempre Virgem Santa Maria de Guadalupe". Após a quarta "aparição", Juan Diego leva em seu poncho, como prova, rosas frescas de Toledo (e isto em pleno inverno mexicano). Na casa do bispo, por volta do meio dia, na hora que abriu o poncho onde estavam embrulhadas as rosas, estava a imagem a “Virgem de Tequatlaxopeuh", a mesma que hoje se venera na Basílica de Guadalupe. Surgiu a devoção! Surgiu a Padroeira!
2270. Oração a Nossa Senhora de Guadalupe - A oração completa, rezada por João Paulo II no México, em janeiro de 1979, em sua visita à Basílica de Guadalupe na sua primeira viagem ao exterior como Papa, pode ser encontrada em nosso site (www.Aparecidadasaguas.com). Apresentamos aqui apenas um tópico:
“Concedei a nossos lares a graça do amor e do respeito à vida desde seu início, com o mesmo amor com o qual concebestes em Vosso ventre a vida do Filho de Deus. Bem-Aventurada Virgem Maria, protegei nossas famílias, para que sejam sempre unidas e abençoai a educação de nossos filhos. Nossa esperança, olhai sobre nós com compaixão, ensinai-nos a ir continuamente a Jesus!”
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.