2235. Evangelho de terça-feira (06-12-2011) - Is 40,1-11; Sl 95, 1-3.10-13; Mt 8, 12-14 - Jesus disse a seus discípulos: Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
Recadinho: - Será que nós nos preocupamos com a vida dos simples, dos humildes, dos que sofrem? - Tratamos a todos com igualdade? Realmente ou da boca para fora? - Quem é grande diante de Deus? - Pense em alguém de sua comunidade que precisa de uma palavra amiga. - Reze pelos que são considerados “ovelhas perdidas”.
2236. Presépio de areia no Santuário Nacional - Ao cair da noite do dia 03 de dezembro de 2011, o Santuário Nacional de Aparecida inaugurou um grande presépio de areia, montado embaixo da Tribuna Papa Bento XVI. O Santuário já possui um presépio fixo, ao ar livre, montado no Morro do Presépio. Pela primeira vez, foi montado um presépio de areia, com iluminação especial, idealizado pelo P. Ronoaldo Pelaquin e executado pelo artista e escultor Alexandre Moraes, que fez todas as 11 imagens deste presépio, em tamanho natural, esculpidas em areia, e as imagens dos apóstolos do Santuário Nacional. O presépio de areia permanecerá até o dia 16 de janeiro.
2237. Presépio de areia na Espanha - Desde 1999 é construído um presépio de areia de 825 toneladas na praia de Pineda de Vila-Seca, na região espanhola da Catalunha. Em 2008, sete escultores de diferentes partes do mundo uniram esforços, sob a coordenação da arquiteta Núria Vallverdú, e criaram um presépio inspirado em figuras natalinas tradicionais, mas "sobredimensionadas", medindo quase 2 metros de altura. O projeto se transformou em tradição. Também a cidade de Las Palmas de Gran Canaria tem seu macro presépio de areia de 600m². É considerado o maior presépio de areia de toda a Europa. Las Palmas tem grande tradição de esculturas de areia. Desde 2005 a prefeitura reúne artistas de todo o mundo para construir esta obra de arte. Em 2010, a direção artística foi do escultor canário Jonay Ruiz Ramos que, além de dirigir outros artistas da região, tem sob sua direção artistas da Rússia, Dinamarca, Irlanda, Turquia, Canadá, Estados Unidos e República Tcheca. Em Vila Nova de Gaia, Portugal, é montado o maior presépio de areia do país. Obra do artista José Alexandre, ocupa uma área com cerca de cem metros quadrados no cais, utilizando mais de cento e vinte toneladas de areia.
2238. Presépios de areia “Natal das Cataratas” - No dia 30 de novembro de 2011, em Foz do Iguaçu (PR), foi inaugurado um dos 4 presépios de areia montados na cidade, com o patrocínio da Itaipu. Um dos objetivos é proporcionar a integração dos bairros da cidade. O “Natal das Cataratas”, criado em 2009, está sendo considerado o maior evento em praça pública do Brasil, com duração de um mês, com apresentações todas as noites, valorizando artistas locais e regionais, focalizando os vários presépios montados na cidade. Obra do artista plástico João Batista Lima, também a cidade de Maringá (PR) monta um presépio de areia numa área de dois mil metros quadrados.
2239. O Presépio de areia de Itanhaém (SP) - Esculpido desde 2006, pelo artista local Ronaldo Lopes, tornou-se já tradição a montagem do presépio de areia no Centro Histórico de Itanhaém (SP). Passou a ser um símbolo do Natal da cidade, sendo visitado por mais de 50 mil pessoas por temporada. Constando de dez peças com altura de dois metros cada uma, representando o menino Jesus e a manjedoura, a Virgem Maria, São José, os três Reis Magos, e os animais típicos do presépio, é um projeto da Prefeitura, desenvolvido por meio do Departamento de Cultura com o patrocínio da Sabesp.
Outra cidade do litoral paulista, Caraguatatuba (SP), monta seu presépio de areia, com esculturas de aproximadamente dois metros de altura cada. A novidade foi levada para a cidade pelo artesão Nivaldo Julião de Moura, natural de Caraguatatuba, que conheceu a técnica por meio de seu colega Ronaldo Lopes, de Itanhaém (SP). Foi em Caraguatatuba que o artista Alexandre Moraes viu o presépio e teve a idéia de criar um semelhante em Aparecida (SP), no Santuário Nacional.
Padre Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.