2224. Evangelho de sábado (03-12-2011) - S. Francisco Xavier - Is 30, 19-21.23-26; Sl 146, 1-6; Mt 9, 35 - 10,1.6-8 - Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: “O Reino dos Céus está próximo”. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
Recadinho: - Como é seu espírito de generosidade para com o próximo? - Não precisa realizar milagres, mas... sua bondade é notada pelos outros? - Sua presença é a presença de quem tem Deus no coração? - O que faz pela Igreja? Dê algum exemplo de testemunho pessoal.
2225. A família é o caminho da Igreja - "A família é o caminho da Igreja”, ressaltou o Papa Bento XVI no dia 25 de novembro de 2011, falando aos participantes da 20ª Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família, por ocasião do 30° aniversário desse organismo vaticano e da Exortação Apostólica “Familiaris Consortio”, do Beato João Paulo II. Frisou Bento XVI: "A nova evangelização depende em grande parte da Igreja doméstica. A família é o caminho da Igreja porque é um espaço humano de encontro com Cristo. Os casais não só recebem o amor de Cristo, mas são também chamados a transmitir aos irmãos esse amor, tornando-se comunidade salvadora. Os casais cristãos são chamados a evangelizar com o testemunho de vida e com a participação nas atividades pastorais. A família é riqueza para o casal, bem insubstituível para os filhos, fundamento indispensável da sociedade, comunidade vital para o caminho da Igreja". O Papa concluiu seu discurso recordando o 7° Encontro Mundial das Famílias que se realizará em Milão, Itália, de 30 de maio a 3 de junho de 2012, e manifestou sua alegria de participar desse encontro que reunirá várias famílias do mundo inteiro.
2226. Advento: Bênção a mulheres grávidas - Como tradição, no dia 27 de novembro de 2011, na missa do 1º domingo do Advento, as futuras mães paroquianas da Igreja de Santiago do Chile receberam uma benção especial, dada neste ano pelo ex-Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Re. A missa foi celebrada na Catedral Metropolitana de Santiago. Em sua homilia, ressaltou o cardeal Re: “O Advento não é apenas evocar o passado. É um chamado para cada um de nós nos preparamos para o nascimento do Senhor. Comemorar o Natal é se encontrar com o Senhor e, assim, preparar as nossas mentes e corações para o centro do Natal que é Jesus”.Abençoando as mulheres grávidas concluiu: “O futuro dessas crianças depende dos valores que você estará transmitindo. É na família que se transmitem a fé e os valores”.
2227. Premiada jovem de 17 anos - Em novembro de 2011, a jovem Malalai Yousafzai, de 17 anos, sulafricana, venceu o Prêmio Internacional Criança pela Paz 2011. O anúncio foi feito pelo Arcebispo Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz 1984, em Islamabad.Malalai foi escolhida dentre 98 nomes propostos por organizações e pessoas físicas de 42 países. A estudante de Gulkada, província paquistanesa de Mingora, no confim com o Afeganistão, se destacou por suas corajosas iniciativas em favor das crianças de todo o mundo. O Prêmio é conferido pela organização alemã “Direitos das Crianças” (Kids Rights), e foi criado na Cúpula dos Nobel da Paz de 2005, presidida pelo ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev. A vencedora deste ano é uma menina determinada a lutar pela instrução das jovens, especialmente as que foram lesadas deste direito pela ‘talibanização’ do país. A adolescente é considerada uma porta-voz de suas coetâneas, especialmente desde que os talibãs tomaram posse da região de Swat e destruíram a maior parte das escolas e institutos femininos. “A educação é o único instrumento para civilizar homens e mulheres, fazer deles bons cidadãos, além de poder ajudar a melhorar a sociedade Pashtun”, declarou a jovem premiada, exortando o governo a reabrir o mais rápido possível as escolas e institutos da área de Swat.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.