O município de Aparecida comemora hoje 83 anos de fundação!
Aparecida é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Alguns pontos Turísticos
Basílica Velha
Chamada de Basílica Velha, a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida é a guardiã da religiosidade e da fé do povo brasileiro. É o símbolo da Capital Mariana do País.
Os degraus de pedra de sua entrada já foram gastos pelos pés e joelhos dos milhões de peregrinos que por eles passaram. Inaugurada em 1745, passou por reformas e ampliações que estão sendo registradas nas diversas datas cravadas em suas imponentes paredes externas.
Construção do estilo barroco, a Matriz Basílica é conhecida pelos peregrinos como a antiga casa de Nossa Senhora Aparecida.
Até hoje é marco da história da fé que alimenta a cidade, com suas duas torres, os sinos em órgão que emociona nas missas e celebrações.
Porto Itaguaçu
Em língua tupi, "Itaguaçu" significa "Pedra Grande", através da junção dos termos itá ("pedra") e gûasu ("grande")[6]. Antigo Bairro das Pedras, é o local onde, na curva do Rio Paraíba do Sul, foi encontrada a imagem da santa e, por isso, recebe grande número de visitantes.
O lugar pertence à arquidiocese desde 1951. O Porto Itaguaçu foi transformado em ponto turístico e a inauguração das novas instalações deu-se em 11 de outubro de 1997. O monumento Os Três Pescadores, escultura do renomado artista Chico Santeiro, esculpida em 1970, foi preservado.
A singela capela, obtida por inteligente recurso de uma parede de vidro atrás do altar, permite compor um ambiente ecológico religioso adequado à interiorização e à oração.
Completam a estrutura de recepção turística: iluminação, sanitários, água potável, local para se acender velas e segurança 24 horas.
Pode-se chegar lá em um passeio de charrete e subir ou descer o Rio Paraíba do Sul em passeio de balsa.
Basílica nova
Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) declarou oficialmente a basílica de Aparecida, o Santuário Nacional.De estilo neo-romântico, foi projetada pelo arqueiteto Benedito Calixto de Jesus Neto.
A basílica Nova conta, basicamente, com quatro naves juntando-se em cruz, em cuja interserção ergue-se a imponente cúpula.
Tem capacidade para abrigar de 45 a 70 mil romeiros.
Igreja de São Benedito
Foi inaugurada em 1924 e tem proporção modesta e encimada por uma única torre campanário.
Tem como seu maior destaque as figuras de anjos, esculpidas por Chico Santeiro, que enfeitam a porta e os berais da igreja.
Apesar de modesta, a igreja de São Benedito tranforma-se durante a festa de seu padroeiro, quando torna-se o maior centro de manifestações folclóricas-religiosas do Vale do Paraíba, recebendo milhares de peregrinos devotos do santo de todos os cantos do país.
São Bendito nasceu na Itália e sua fé e dedicação aos pobres fez dele um dos santos mais venerados do Brasil.
Relógio das Flores
O primeiro relógio de flores do Vale do Paraíba, com 9m de diâmetro, foi inaugurado em 2 de dezembro de 2003, na Praça Victor Coelho de Almeida.
Nele estão plantadas mais de quatro mil mudas de todo o Brasil.
Junto ao relógio estão dois belíssimos painéis que retratam um pouco da história da cidade

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.