2199. Evangelho de segunda-feira (28-11-2011) - Is 2, 1-5; Sl 121, 1-9; Mt 8, 5-11 - Quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
Recadinho: - Será que damos chance a Jesus para que entre em nossa casa, em nosso coração? - Reconhecemos que sem ele nada podemos fazer? - É possível ter fé e não demonstrar um grande amor para com o próximo? - Tem consciência de que quanto mais voltarmos nossa atenção para com o próximo menores se tornarão nossos problemas? - Reflita sobre a frase: “Deus consertará um coração partido se lhe levarmos os pedaços!”
2200. Reunião das TVs católicas em Aparecida - No dia 24 de novembro de 2011, realizou-se em Aparecida (SP) a reunião das TVs católicas e da signis Brasil, com convocação feita pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa e a assessora da Comissão, irmã Élide Fogolari. A reunião teve como objetivo discutir questões que dizem respeito às TVs e sua missão na Igreja e na sociedade. Outro objetivo foi passar para a Signis a coordenação dessas reuniões, conforme previsto em sua missão: “animar, unir e congregar os meios de comunicação católicos e de inspiração cristã do país e a formação de comunicadores, para que vivenciem seu carisma em colaboração, em vista dos objetivos comuns”.
2201. Reunião de TVs católicas na Costa Rica - Na reunião das TVs católicas do Brasil em Aparecida, P. Eduardo Doghety, da TV Século XXI, informou sobre o encontro de TVs católicas do qual participou na Costa Rica, em agosto de 2011, convocada pela Signis Mundial. Informou P. Doghety, que ficou evidente a necessidade de trabalhar em rede e partilhar experiências e produções das TVs católicas do Brasil com os países da América Latina e Caribe, África e Ásia, que estiveram presentes no encontro. Ponderou-se a dificuldade da língua, mas o projeto e o apelo permaneceram, tendo em vista a possibilidade das tecnologias atuais. “Signis” é uma organização não-governamental que conta com membros de 140 países. Como associação católica mundial para a comunicação, reúne profissionais do rádio, televisão, cinema, vídeo, educação para as mídias e novas tecnologias.
2202. Signis Brasil assumiu articulação das TVs - A reunião das TVs católicas do Brasil contou com a participação da assessora de imprensa do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), Suzana Noem, que mostrou sua satisfação de estar presente neste momento histórico em que Signis Brasil assume articulação das TVs. Mencionou a importância do relacionamento com a entidade e a necessidade de estabelecer laços e realizar projetos conjuntos com o Celam e Signis Mundial, no que diz respeito a projetos de Igreja. Destacou que a partilha faz parte do “destino universal dos bens”, conforme recomenda a Doutrina da Igreja. A irmã Helena Corazza, presidente de Signis Brasil, entregou o Estatuto da associação aprovado na assembleia, a revista Integração e abriu os canais de comunicação de Signis Brasil, como a revista e o site, para que as TVs participem com notícias.
2203. Semana Nacional da Educação Infantil - No dia 23 de novembro de 2011, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania do Senado aprovou a instituição da Semana Nacional da Educação Infantil, a ser comemorada na semana de 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil. A data é uma homenagem ao dia de nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti. A educação infantil se refere à creche e à pré-escola para crianças até 5 anos. O projeto, de autoria do Senador Cristovam Buarque (PDT-DF), já foi aprovado pelo Senado e pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.