2194. Evangelho de domingo I do Advento - Ano B -(27-11-2011) - Is 63, 16b-17.19b; 64, 2b-7; Sl 79, 2ac e 3b. 15-16. 18-19; 1Cor 1, 3-9; Mc 13, 33-37 - Disse Jesus a seus discípulos: Estejam de sobreaviso e vigiem porque vocês não sabem quando será o momento. Sua vinda será semelhante àquele homem que saiu de viagem: deixou sua casa, confiou a cada um de seus servos uma tarefa e mandou ao porteiro que ficasse vigiando. Estejam, pois, vigilantes porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou de manhãzinha. Vigiem para que, ao chegar de improviso, não os encontre dormindo. O que estou dizendo a vocês vale para todos: estejam vigilantes.
Recadinho: - Podemos dizer que nossa vida é a de quem está sempre atento? A quê? - O fim do mundo
nos amedronta muito? - Em que contexto você começou a conhecer Jesus? - O que lhe significa de específico o tempo do Advento? - Comente algum caso de alguém de sua convivência que esteve sempre vigilante e já foi chamado pelo Pai.
2195. Celam e Adveniat realizaram Congresso em Aparecida - A Adveniat, entidade alemã que presta ajuda à Igreja da América Latina e Caribe, está completando 50 anos e realizou, em conjunto com o Conselho Episcopal Latinoamericano e Caribenho (Celam), um Congresso pastoral-teológico, em Aparecida (SP), de 24 a 26 de novembro de 2011. Encerrado com a missa das 9h, no Santuário Nacional, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, o evento, que se deu no Seminário Missionário Bom Jesus, reuniu cerca de 100 participantes, entre eles o presidente do Celam, Monsenhor Carlos Aguiar Retes e o presidente do episcopado alemão, Arcebispo Robet Zollitsch. O tema do Congresso foi “Aparecida e a Igreja Missionária na América Latina e Caribe hoje: Venha o Teu Reino - Desafios Pastorais 5 anos depois de Aparecida”.
2196. Adveniat: 50 anos - A Adveniat foi fundada na Alemanha, no dia 23 de agosto de 1961, festa de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina, por iniciativa do bispo de Essen, Franz Hengsbach, que decidiu destinar as coletas das missas de Natal realizadas na Alemanha, naquele ano, às necessidades pastorais da Igreja da América Latina, como uma maneira de retribuir a ajuda da Igreja na América Latina, em especial da Igreja no Brasil, ao povo alemão, após a 2ª. guerra mundial.
A proposta foi tão bem acolhida pelos católicos alemães que a iniciativa, que deveria valer somente para o Natal daquele ano, foi renovada para os anos posteriores e a coleta da Adveniat, realizada no tempo do Advento em favor da Igreja na América Latina, perdura até hoje. A sede da Adveniat fica na cidade de Essen, na Alemanha. Em 50 anos de vida, a Adveniat já financiou mais de 80.000 projetos da Igreja na América Latina, no valor de 2 bilhões e 300 mil euros, o equivalente a mais de 4 bilhões de reais.
A proposta foi tão bem acolhida pelos católicos alemães que a iniciativa, que deveria valer somente para o Natal daquele ano, foi renovada para os anos posteriores e a coleta da Adveniat, realizada no tempo do Advento em favor da Igreja na América Latina, perdura até hoje. A sede da Adveniat fica na cidade de Essen, na Alemanha. Em 50 anos de vida, a Adveniat já financiou mais de 80.000 projetos da Igreja na América Latina, no valor de 2 bilhões e 300 mil euros, o equivalente a mais de 4 bilhões de reais.
2197. Três franciscanos italianos e um leigo perderam a vida em acidente - Três padres capuchinhos e um voluntário leigo, italianos e originais da região Toscana, morreram no dia 22 de novembro/11, em um acidente rodoviário em Dar es Salaam, na Tanzânia, enquanto visitavam as missões dos capuchinhos no país africano: Frei Luciano Baffigi, Ministro provincial da Toscana; Frei Corrado Trivelli, responsável do serviço Missio ad Gentes, que cuidava especialmente da animação missionária entre os jovens; Frei Silverio Ghelli, há muito tempo missionário na Tanzânia; Andrea Ferri, jovem encarregado de documentar as atividades missionárias dos capuchinhos no país africano. O veículo no qual viajavam teria derrapado ao evitar um pedestre. Frei Ghelli, que dirigia o carro, teve morte instantânea; os outros morreram no hospital, em consequência dos ferimentos.
2198. Ativista católico é assassinado no Paquistão - No dia 23 de novembro/11, um grupo de homens ligado à máfia das terras assassinou Akram Masih, ativista católico paquistanês, casado e pai de 4 filhos, residente na Província de Punjab. Akram, católico devoto, era comprometido nos problemas sociais e combatia com dedicação pelos direitos das minorias religiosas. Recentemente ele tinha lançado uma campanha contra os ricos proprietários de terrenos que confiscam de modo arbitrário os terrenos dos agricultores cristãos. No ano passado, junto com expoentes da Igreja Católica, conseguiu “salvar” duas escolas cristãs que estavam para ser confiscadas pelos proprietários de terrenos com o aval das autoridades locais. Desde aquele momento, Masih começou a receber constantes ameaças de morte.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.