2162. Evangelho de sábado (19-11-2011) - Ss. Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo - 1Mc 6, 1-13; Sl 9, 2-3. 4 e 6. 16b e 19; Lc 20, 27-40 - Aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. Também o segundo e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. Por fim, morreu também a mulher. Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”. Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.
Recadinho: - Também nós corremos o risco de nos apegarmos a um materialismo exagerado? - Em que depositamos nossa felicidade? - Sabemos reconhecer os grandes dons de Deus? - Preocupamo-nos com a vida eterna? - Em que consistem nossas preocupações? - O que podemos fazer em nosso ambiente de vida para combater o materialismo exagerado?
2163. Benin acolhe Bento XVI - De 18 a 29 de novembro/11, O Papa Bento XVI realiza sua 22ª viagem apostólica, agora ao Benin, um dos menores países do continente africano, oito vezes menor que seu vizinho a leste, a Nigéria, mas o dobro que seu vizinho a oeste, o Togo. A capital constitucional é a cidade de Porto-Novo, mas Cotonou é a sede do governo e a maior cidade do país. Benin tem 112.622 km2 e uma população de 9,3 milhões de habitantes.Antiga colônia francesa, alcançou a independência em 1º de agosto de 1960, com o nome de República de Daomé. Em 1975 adotou o atual nome de Benin, em razão da baía que o banha na costa sul. Em relação à economia, os 60% da população dependem da agricultura. Os principais cultivos são mandioca, feijão, batata-doce, milho, arroz e principalmente algodão, a principal fonte de entradas estrangeiras no país. Convivem no Benin cerca de 40 grupos étnicos. A língua oficial é o francês.
Cotonou é a cidade mais populosa do Benin. Ouidah é uma antiga base do comércio de escravos. Desta cidade, no início do século XVIII, partiam anualmente de 15 a 20 mil homens acorrentados rumo à América Latina, exportando também a religião de seus antepassados, o vudu, que desde 1992 é reconhecido como uma das religiões oficiais do Benin. O presidente do país, Thomas Boni Yayi, é um ex-muçulmano, hoje cristão evangélico. Os católicos são 34% da população, 24% são islâmicos, 29% seguem as religiões tradicionais e 5% são cristãos protestantes. A visita do Papa coincide com a celebração dos 150 anos da evangelização do país. Bento XVI participará também das comemorações do 20º aniversário da chegada dos Franciscanos da Imaculada. Eles são os responsáveis pela origem do maior centro mariano de Cotonou;
o Santuário de Allada dedicado à "Mãe da Divina Misericórdia".
2164. Símbolos da Jornada Mundial da Juventude em Belo Horizonte - Hoje, dia 19 de novembro/11,
o Ginásio do Mineirinho será o palco da chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude à Arquidiocese de Belo Horizonte. Além da chegada dos ícones, haverá a bênção da pedra fundamental e a iluminação da cruz da Catedral Cristo Rei. Milhares de fiéis, padres e religiosos são aguardados para o evento, que contará com a presença do padre Zezinho, pioneiro e um dos principais nomes da música católica no Brasil. Participarão também artistas mineiros, como a Banda Dominus. Dentro deste importante momento de espiritualidade, que marcará também o Dia Nacional da Juventude, o Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá Celebração Eucarística. Haverá Adoração do Santíssimo e atendimento de confissões. Com entrada gratuita, a programação no Mineirinho começa às 18h30.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.