2134. Evangelho de domingo 33-tc- (13-11-2011) - Pr 31, 10-13.19-20.30-31; Sl 127, 1-5; 1Ts 5, 1-6; Mt 25, 14-30 (breve 25, 14-15.19-21) - Jesus narrou aos seus discípulos esta parábola: Um homem, tendo de partir para uma viagem, chamou os servidores e lhes confiou seus bens. Deu a um deles cinco talentos em dinheiro; a outro, dois; a outro, um. A cada um de acordo com sua capacidade. E partiu. Ora, aquele que havia recebido cinco talentos foi logo negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, aquele que havia recebido dois ganhou outros dois. Mas aquele que havia recebido um talento só foi e fez um buraco no chão, e aí escondeu o dinheiro do patrão. Muito tempo depois, voltou o patrão desses servidores e pediu contas. Aquele que tinha recebido cinco talentos apresentou outros cinco, dizendo: “Senhor, entregaste-me cinco talentos, eis aqui outros cinco que ganhei”. Disse-lhe o patrão: “Muito bem, servidor bom e fiel. Você foi fiel no pouco, eu lhe confiarei muito. Venha alegrarse com seu patrão”. Apresentou-se depois aquele que tinha recebido dois talentos e disse: “Senhor, entregaste-me dois talentos, eis aqui outros dois que ganhei”. Disse-lhe o patrão: “Muito bem, servidor bom e fiel; você foi fiel no pouco, eu lhe confiarei muito. Venha alegrar-se com seu patrão”. Veio por fim aquele que tinha recebido um talento só e disse: “Senhor, eu sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. Fiquei com medo e escondi o dinheiro na terra. Aqui está o que é teu”. Respondeu-lhe o patrão: “Servidor mau e preguiçoso, você sabia que eu colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei. Você devia, então, ter colocado meu dinheiro no banco para que assim, quando eu voltasse, recebesse com juros o que é meu. Tirem-lhe, pois, esse talento e dêem àquele que tem dez. Porque, a quem tem será dado mais, e ele terá em abundância. Mas a quem não tem será tirado até aquilo que não tem. E a esse servidor inútil, joguem-no fora, na escuridão. Aí haverá choro e ranger de dentes”.
Recadinho: - O que você considera como seu maior talento? - Dedica-se a ele? - Coloca seus talentos a serviço do bem comum? - Você procura colher onde está semeando? - Não corre o risco de invejar talentos dos outros?
2135. Natal de 2011: voltem para casa, para a Igreja - O convite é feito agora, no tempo de preparação para o Natal, nas igrejas dos Estados Unidos. “Estamos aqui para ajudar você a começar ou continuar o seu caminho pessoal na fé. Esperamos que você encontre paz, felicidade e o verdadeiro propósito da sua vida”, diz o site da campanha “Católicos Regresen”. O convite explicita mais: “Queremos compartilhar com você a beleza, a história e o milagre que é a nossa Igreja católica. As pessoas que navegaram em nosso site comentam que não sabiam que a Igreja católica podia oferecer tanto a elas. Nossa Igreja é uma família vibrante que está crescendo, mas sentimos falta dos nossos irmãos e irmãs que ultimamente pararam de participar da santa missa”, acrescentam os responsáveis pela iniciativa, em inglês e em espanhol.
2136. Nigéria: Paróquia católica é destruída - A notícia foi divulgada no dia 10 de novembro/11. Os atentados que semearam o terror entre os nigerianos atingiram também a Igreja católica. Uma paróquia, e também centros de culto muçulmanos, foram destruídos em Damataru, no nordeste da Nigéria. A violência é atribuída a grupos radicais islâmicos. Uma igreja católica foi queimada e destruída. Em 4 de novembro/11, em Damataru, uma série de ataques com explosivos tinha como objetivo a delegacia de polícia, estações policiais e seis igrejas no bairro cristão de Jerusalém. As vítimas mortais, segundo estimativas, já passam de 150, sem contar feridos. Os atentados são atribuídos à seita islâmica Boko Haram, que teria formado uma aliança com a Al-Qaeda no Magreb islâmico.
Dom Doeme, bispo de Maiduguri, explicou: “As causas desta violência são múltiples. São sociais, econômicas, políticas e religiosas. Em particular, algumas pessoas de grande influência em nossa sociedade estão perdendo importância e usam a religião para incitar as mentes dos jovens sem educação a semear a violência. Há um doutrinamento muito forte, baseado na crença de que morrer lutando pela causa leva você para o céu. Esses mentores dizem: “Matem sem problemas porque vocês vão para o céu!”. E esses jovens são explorados por políticos gananciosos que estão perdendo relevância, mas que querem permanecer no poder por dinheiro”, denuncia Dom Doeme.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.