2116. Evangelho de quarta-feira (09-11-2011) - Dedicação da Basílica Lateranense - Ez 47, 1-2.8-9.12 (ou 1Cor 3, 9c-11.16-17) Sl 45, 2-3. 5-6. 8-9; Jo 2, 13-22 - Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
Recadinho: - Respeitamos os lugares que a comunidade tem para manifestar sua fé? - Não se corre também o risco e usar o que é para o culto para outras finalidades? Para outros interesses? - E nosso coração é também tratado como templo de Deus? - Há às vezes interesses secundários em certas atitudes? - Nosso agir espelha o que vai em nosso coração?
2117. Redentoristas comemoram aniversário - No dia 09 de novembro de 1732, em Scala, na Costa Amalfitana, na Itália, Santo Afonso Maria de Ligório e mais 5 companheiros fundaram a Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente conhecida como dos Missionários Redentoristas. Acreditando na inspiração de Deus, a Congregação se consolidou, cresceu e se espalhou pelo mundo, atuando hoje em mais de 75 países. Hoje são em torno de 5.500 redentoristas, mais de 500 deles no Brasil. Os membros desta Congregação são chamados por Deus para continuar a presença viva e a missão de Jesus no mundo, tornando sua pessoa o centro de suas vidas, sendo discípulos missionários seus. A finalidade principal da Congregação é a evangelização, ou seja, o anúncio da Boa Nova revelada por Jesus em especial aos pobres e mais abandonados. E a realizam vivendo em comunidade.
2118. Surgiram os Redentoristas - Como tudo se deu? Foi na capital do Reino de Nápoles, na Itália. Que, em 1696, nasceu Afonso de Ligório, de família rica, importante e cristã. Recebeu a melhor instrução possível naquele tempo, foi advogado de fama. Um dia, em 1726, deixou tudo para ser padre, para ser apóstolo para os que precisavam. Era novo ainda como padre e como padre Afonso era muito procurado para pregações nas igrejas e nos conventos. Não se deixa, porém, prender pelos que já têm assistência religiosa garantida. Quer mais. Como discípulo, quer ser missionário de modo mais radical. Une-se a um grupo de sacerdotes que se dedicavam a pregar missões. Começa assim a conhecer todo um mundo muito diferente do mundo dos importantes ao qual pertencia. Não se contenta com as missões. Cria uma novidade pastoral. Vai para os arredores do mercado e do porto de Nápoles.
Usa de muita criatividade. Ajudado por amigos, começa a reunir seus ouvintes à noitinha, depois do horário de trabalho, numa praça qualquer. Fala-lhes e os ouve falar sobre sua vida e suas lutas. Juntos meditam, rezam, cantam. Nascem fervorosas comunidades cristãs. Gente simples e rude, que estava apenas à espera de quem lançasse-lhes a semente da Graça de Deus.
2119. Fez-se pobre entre os pobres! - Em 1730, com alguns companheiros de apostolado, Afonso vai para os altos da montanha acima de Amalfi, em Scala. Alojam-se ao lado da capela de Nossa Senhora dos Montes. De perto e de longe, pastores de cabras e camponeses da serra acorrem a eles, sedentos e famintos do Evangelho. Ali, no dia 9 de novembro de 1732, surgiram os Missionários Redentoristas. - Onde encontramos Redentoristas hoje, no Brasil? Os padres, diáconos e leigos redentoristas estão no Santuário Nacional de Aparecida (SP); no Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade (GO); no Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA): no Santuário S. Geraldo de Curvelo (MG); em muitíssimas igrejas e paróquias dirigindo a tradicional Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro; espalhados pelo Brasil nas Missões Populares e em grandes meios de comunicação, disponíveis, evangelizando!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.