2105. Evangelho de segunda-feira (07-11-2011) - Sb 1, 1-7; Sl 138, 1-10; Lc 17, 1-6 - Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.
Recadinho: - É fácil corrigir quem erra? - É claro que perdoar supõe conversão. Temos consciência disso? - É fácil rezar dizendo a Deus “perdoai assim como nós perdoamos?!” - Em que se baseia sua fé? - Reza pedindo a Deus que a aumente? Freqüenta os sacramentos?
2106. Eucaristia e Filosofia - Livro (pgs 240) de Xavier Tilliette que apresenta uma leitura filosófica sobre a Eucaristia em meio a controvérsias teológicas e discussões sobre heresias. Num estudo histórico, o autor apresenta a discussão de grandes filósofos da humanidade sobre o desafio de lidar com pensamentos e sistemas na compreensão deste tema de fé. Numa pesquisa especulativa, trata do pão da Eucaristia trazendo uma discussão filosófica sobre a presença real. (vendas@editorasantuario.com.br)
2107. Adultos Maduros na Fé - Livro (pgs 152) de P. Ferdinando Mancílio que apresenta uma catequese para pessoas adultas que ainda não tiveram a oportunidade de “aprender e apreender”, se aproximando assim de uma fé esclarecida e madura. São subsídios para ajudar catequistas em suas tarefas de catequese. Há também um pouco de vivência voltada para uma reflexão mais pessoal. (vendas@editorasantuario.com.br)
2108. Frei Alberto Beretta - Livro (pgs 208) de Hilário Cistofolini que apresenta a extraordinária e envolvente experiência de fé e amor que foi a vida deste frei, padre capuchinho missionário que deixou uma brilhante carreira de médico na Itália para colocar-se a serviço dos doentes e dos pobres, na Diocese de Grajaú, nos sertões do Estado do Maranhão. É um grande exemplo que pode incentivar muitos na dedicação à força do bem e do serviço ao próximo. (vendas@editorasantuario.com.br)
2109. Invocação do nome de Jesus - Livro (pgs 224) de Carlo Rocchetta em que o autor sugere aprender a rezar usando elementos da tradição ocidental, que tem uma linha própria de veneração a Jesus Cristo, associados à tradição oriental, mais focada nas técnicas para a prática da oração. Frisa a ideia de harmonizar tanto as duas culturas quanto o velho e o novo da oração do coração, dentro de uma espiritualidade contemplativa e que chame a vocação à santidade, evidenciando o Nome de Jesus como Unigênito do Deus feito Homem e Redentor do mundo. (vendas@editorasantuario.com.br)
2110. Interfaces do Sagrado - Livro (pgs 152) de José Carlos Pereira que estuda o catolicismo popular que cria devoções não reconhecidas pela Igreja Católica e chamadas por isso de “devoções marginais”. O autor parte do debate sobre o sagrado e seus múltiplos desdobramentos, oferecendo uma importante fonte de debate sobre o tema, analisando questões pontuais, como a devoção às almas, a objetos religiosos e a locais considerados popularmente como sagrados. A obra faz uma classificação das diversas manifestações religiosas existentes no catolicismo em categorias. (vendas@editorasantuario.com.br)
2111. Ser e Educar - Livro (pgs 272) organizado por Leo Pessini e Ronaldo Zacharias que se dedica à reflexão sobre os desafios da Teologia Moral cristã em tempos de incerteza e assume particularmente as tarefas que daí derivam para os processos educativos nas comunidades cristãs. Seus profundos conteúdos, apresentados numa unidade temática, trazem excelentes elementos para a inserção da Teologia Moral na sociedade plural, levando à contribuição específica das perspectivas cristãs. (vendas@editorasantuario.com.br)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.