Deniele Simões
Os missionários redentoristas de todo o Estado de São Paulo estiveram reunidos entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, em Guaratinguetá (SP), para avaliar a atividade promovida ao longo de 2011.
O Capítulo Provincial, como é chamado o encontro, contou com a participação de 26 capitulares, entre padres, irmãos e estudantes de teologia. Os capitulares representam os 190 membros da Unidade Redentorista de São Paulo.
Segundo o Superior Provincial da Unidade, Pe. Luís Rodrigues Batista, o encontro acontece uma vez por ano e serve para estabelecer uma revisão de toda a atuação redentorista no aspecto comunitário, espiritual, bem como o trabalho pastoral, em nível estadual.
Os debates promovidos durante o Capítulo Provincial aplicam-se às missões redentoristas, às ações no Santuário Nacional, ao trabalho dos meios de comunicação redentoristas, aos projetos sociais, igrejas, paróquias e centros de formação mantidos pela Congregação no Estado de São Paulo, assim como todos os cooperadores e leigos que atuam junto a essas obras.
De acordo com o Superior provincial, as discussões tiveram como base um relatório encaminhado pelo governo geral e um questionário onde todos os padres e irmãos puderam dar opiniões, pareceres e contribuições. “Então, esse foi o ponto de partida para o nosso trabalho nesta semana”, explicou.
Na avaliação do Pe. Vinícius Ponciano, que atuou como secretário nos seis dias do encontro, o Capítulo oferece a oportunidade de uma melhor avaliação da atividade apostólica, tendo em vista o bom êxito da missão.
“Quando se obriga a fazer uma avaliação apostólica é sinal de que nós não estamos acomodados com as exigências, por exemplo, da sociedade moderna e do mundo plural”, destacou. Nesse sentido, Pe. Vinícius acredita que o encontro sirva não só para ampliar a visão missionária dos participantes, como para fortificar o corpo missionário, aumentando também a disponibilidade de atendimento ao povo nas mais diversas frentes de atuação da Unidade de São Paulo
Fonte: Jornal Santuário de Aparecida

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.