Recebemos hoje uma nota do Pe. Maurício onde nos informa ter recebido do Irmão Diego dois links que nos remetem à notícia semelhante, ao mesmo tempo, que um amigo seu sugere que a foto seja de Bangkok e não do Vietnãm, pois lá no Vietnam os religiosos estão proibidos de usarem vestimentas religiosas em manifestações públicas.
Seguem os dois links para maiores detalhes:
http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=4FCA0D06-3048-313C-2E3FC25D70C1912A&mes=Novembro2008
http://www.portasabertas.org.br/noticias/2011/10/1216462/
Abaixo, um resumo:
Católicos resistem à demolição de prédios eclesiásticos, nas maiores manifestações desde que o comunismo tomou o poder no Vietnã. O governo censura as notícias, e no Ocidente a mídia abafa as informações.
Luis Dufaur
Multidão de católicos protesta diante da paróquia de Thai Há, em Hanói (29-8-08) |
O socialismo e o comunismo não admitem a propriedade privada, que está fundamentada em dois Mandamentos da Lei de Deus: o 7º (“Não roubarás”) e o 10º (“Não cobiçarás os bens alheios”), e na própria Lei natural. No Vietnã, as propriedades da Igreja Católica foram todas confiscadas pelo regime comunista. Recentemente, o governo mandou demolir vários prédios religiosos, inclusive a paróquia de Thai Há, para erguer nesses locais áreas de “lazer” e fábricas. Os fiéis iniciaram vigílias junto a um cruzeiro e duas imagens –– de Nossa Senhora das Graças e de Lourdes — visando impedir a sacrílega iniciativa governamental.
Os responsáveis da segurança pública ameaçaram com a repressão o arcebispo de Hanói, D. Ngo Quang Kiet, sacerdotes e fiéis. Em resposta, o bispo de Thai Binh, D. Francis Nguyen Van Sang, publicou uma declaração intitulada “Quem pega na espada, morrerá pela espada”. Por sua vez, D. Cosme Hoang Van Dat, bispo de Bac Ninh, no norte do país, foi até Thai Há com 39 sacerdotes e centenas de fiéis, para prestar seu apoio aos católicos dessa paróquia. Acorreu também D. Paul Cao Dinh Thuyen, de 83 anos, que viajou 334 quilômetros –– de sua diocese de Vinh, no centro de Vietnã –– até Hanói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.