2055. Evangelho de quinta-feira (27-10-2011)
Rm 8, 31b-39; Sl 108, 21-22. 26-27. 30-31; Lc 13, 31-35 - Alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.
Recadinho: - Vemos a nosso redor tanta miséria, material e espiritual, tanta injustiça. O que se faz para combater isso? - Também em nossas comunidades há às vezes competitividade, ambição? - Existe igualdade e fraternidade? - Lembra-se sempre que o céu é conquistado pelos simples, de bom coração? - Você procura agir como um fermento na massa?
2056. Assis: peregrinação em busca da Verdade - Hoje, 27 de outubro/11, com o tema "Peregrinos da
verdade, Peregrinos da paz", mais de 200 líderes religiosos de todo o mundo participam, em Assis, na Itália, a convite do Papa Bento XVI, de uma Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e a justiça no mundo. O tema foi escolhido por Bento XVI.
Falando da Jornada, o Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, ressaltou que se trata, sobretudo, de uma peregrinação: "Peregrinação implica purificação, ascese, um empenho assumido de forma comunitária. A violência entre religiões é um escândalo que desnatura a verdadeira identidade da religião, ofusca a face de Deus e afasta da fé. Trata-se ainda de reafirmar o princípio de que a paz necessita da verdade. A busca da verdade é condição para abater o fanatismo e o fundamentalismo, para os quais a paz se obtém com a imposição aos outros das próprias convicções”.
Para a construção de um mundo melhor, acrescentou o Cardeal, é necessário o empenho de todos os homens de boa vontade, não somente dos homens de fé. Por isso, este encontro em Assis "quer ser um sonho que continua e se torna sempre mais realidade: um com o outro, e não mais um contra o outro; todos os povos em marcha de diversos pontos da Terra, para unirem-se numa única família".
Trinta e uma delegações cristãs, diversos representantes da comunidade judaica, 176 expoentes de diferentes tradições religiosas e quatro agnósticos, num total de 50 países representados: estes são alguns números dessa Jornada de reflexão, que se realiza hoje, 25 anos depois do primeiro encontro convocado por João Paulo II.
2057. Curso sobre afetividade e sexualidade - De 21 a 23 de outubro/11, o Centro de Formação Famílias Novas, ligado à Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, promoveu um curso de aprofundamento sobre afetividade e sexualidade, tendo como base a fertilidade e o planejamento familiar nos moldes cristãos. A renomada ginecologista chilena Dra. Pilar Vigil, membro da Pontifícia Academia para a Vida, do Vaticano, foi a palestrante oficial do evento.
A Dra. Vigil, com bacharelado em Medicina, já ministrou numerosos cursos de biologia reprodutiva, fisiologia, saúde emocional e educação sexual. Foi convidada por mais de 20 países, nos cinco continentes, para conferências e cursos de ensino de pós-graduação. Hoje é Diretora Internacional de Educação e afetividade do “Programa Adolescente e Sexualidade” e membro da Pontifícia Academia para a Vida.
O evento foi direcionado a pais, educadores, sociólogos, assistentes sociais, profissionais da área de saúde, psicólogos, formadores de opinião, agentes da pastoral familiar, da evangelização infanto-juvenil, da pastoral de jovens, educadores sexuais e religiosos. O debate na Canção Nova girou em torno de: “Educação Afetiva e Sexual na perspectiva da fertilidade”. Temas como o ciclo menstrual, o Método de Ovulação Billings, dificuldades de ovulação e ovários policísticos também estiveram entre os assuntos aprofundados pela especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.