2041. Evangelho de segunda-feira (24-10-2011) - Sto. Antônio Maria Claret - Rm 8, 12-17; Sl 67, 2 e 4. 6-7ab. 20-21; Lc 13, 10-17 - Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus. O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”. O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.
Recadinho: - Sabe dar sentido à vida mesmo em face aos sofrimentos? - Em meio aos sofrimentos, como se dirige a Deus? - Só porque era dia de repouso Jesus não podia fazer o bem? - Se Jesus não o livra dos sofrimentos, sabe pedir que ao menos lhe dê a serenidade necessária para os suportar? - Apresente o testemunho de alguém que, em meio aos sofrimentos, é feliz.
2042. Os missionários e as tribulações - O Papa Bento XVI recorda que todos os cristãos, não somente
os missionários, existem "para mostrar Deus aos homens. E somente onde se vê Deus, a vida começa verdadeiramente. Não há nada mais bonito do que conhecer Cristo e comunicar aos outros a amizade com Ele". Volta-se para os missionários: “Quem participa da missão de Cristo deve inevitavelmente enfrentar tribulações, contrastes e sofrimentos, porque se depara com as resistências e os poderes deste mundo. E nós, como o Apóstolo Paulo, não temos como armas nada mais que a Palavra de Cristo e a sua Cruz. A evangelização precisa de cristãos com os braços elevados a Deus no gesto da oração, de cristãos movidos pela consciência de que a conversão do mundo a Cristo não é produzida por nós, mas nos é concedida. Tudo na Igreja está a serviço da evangelização e todo cristão deveria assumir como algo pessoal a urgência de trabalhar pela edificação do Reino de Deus".
O Papa indica na Palavra de Deus e nos Sacramentos os fundamentos sólidos da evangelização: "Somente profundamente radicados em Cristo e em sua Palavra se é capaz de não ceder à tentação de reduzir a evangelização a um projeto somente humano, social, ocultando ou silenciando a dimensão transcendental da salvação oferecida por Deus em Cristo. É uma Palavra que deve ser testemunhada e proclamada explicitamente, porque sem um testemunho coerente ela se torna menos compreensível e crível”.
2043. Colômbia: assassinado agente de pastoral social - No dia 16 de outubro/11, Luis Eduardo Garcia, líder do grupo de Popayan da Pastoral Social do Episcopado Colombiano, foi assassinado. Garcia foi atacado por guerrilheiros, sequestrado e depois morto. O líder frequentara a Universidade de Cauca e tinha uma grande experiência na área de projetos de desenvolvimento social e atenção à população mais carente. Ultimamente estava colaborando num projeto organizado pela Secretaria Nacional da Pastoral Social que cuida das pessoas atingidas pela excepcional onda de frio que atingiu o País entre o fim de 2010 e o início de 2011.
2044. Fraternidade e Juventude - Nos dias 18 e 19 de outubro/11, a Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e o Setor Universidades, pertencentes à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e representantes de universidades católicas e convidados se reuniram em Brasília (DF) para debater sobre o texto base da Campanha da Fraternidade de 2013, que terá como tema "Fraternidade e Juventude". Cerca de 20 pessoas de todo o país participaram desta primeira reunião, que teve como meta debater assuntos relacionados à juventude e aprovar o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2013. Uma das preocupações do encontro foi tentar compreender um pouco mais o mundo em que vivem os jovens de hoje.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.