Nº 0480 22/10/2011
2034. Evangelho de sábado (22-10-2011) - Rm 8, 1-11; Sl 23, 1-6; Lc 13, 1-9 - Vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: “Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?” Ele, porém, respondeu: “Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás”.
Recadinho: - Em que consiste para você a conversão? - Procura examinar-se com freqüência para saber como está agindo? - Compreende que os sofrimentos deste mundo nada são em face à vida eterna? - Tem consciência de que não adianta se desesperar diante dos problemas desta vida? - Procura confiar em Deus?
2035. Celebrando o beato João Paulo II - Hoje, dia 22 de outubro/11, a Igreja Católica celebra pela primeira vez a memória litúrgica do beato João Paulo II. Em Roma, a partir das 15h, haverá uma peregrinação até o centro da cidade, promovida pelo Serviço de Pastoral Juvenil do Vicariato e setor Vocações da Diocese de Roma. O Cardeal Angelo Comastri dará início ao caminho que se desenvolverá ao longo das ruas do centro histórico da capital italiana, para se concluir na Basílica de São João de Latrão, onde o Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, presidirá missa às 19 horas.
Numa carta endereçada aos fiéis, o Cardeal Agostino Vallini recorda o “grande afeto” que João Paulo II “nutria pelos jovens aos quais encorajou várias vezes a se colocarem no seguimento de Cristo e a viverem plenamente a alegria da fé. Após a extraordinária experiência vivida na Jornada Mundial da Juventude de Madri, onde a Igreja mostrou o seu rosto jovem, também Roma possa ficar surpresa pela alegria e entusiasmo de tantos jovens que pretendem viver a fé”.
2036. Nicarágua: dez mil jovens celebram o Beato João Paulo II - Hoje, 22 de outubro/11, dez mil jovens se reunem em Manágua para uma missa campal homenageando o dia do Beato João Paulo II. Explicou o bispo da Diocese de Granada, Dom Jorge Solórzano: “João Paulo II visitou duas vezes o país. Foi muito amigo dos jovens e tem um grande significado na história do país. Vemos que os jovens estão sendo levados por partidos políticos ou seitas, e nós queremos que tenham participação e protagonismo na obra de evangelização”. A missa será na nova paróquia Juan Pablo II, na cidade de Boaco (centro do país). 49 paróquias de províncias do norte ao sul enviarão delegações. O lema do dia é: “Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé”. João Paulo II esteve na Nicarágua em março de 1983 e em fevereiro de 1996. Na Nicarágua, 58% da população professa a fé católica.
2037. Guatemala: marcha pela Paz - Hoje, dia 22 de outubro/11, convidados pelo Arcebispo de Cidade da Guatemala, Dom Oscar Julio Vian Morales, muitos fiéis estarão participando da Eucaristia e da Marcha pela Paz, como resposta católica contra a onda de violência que assola o país. O arcebispo convocou o povo guatemalteco a defender a vida, construir a paz, rejeitar a cultura de violência e morte. Citou problemas como tráfico de droga, desnutrição e extorsão que afetam a sociedade. "A Igreja Católica na Guatemala convida a refletir, rezar e agir a fim de privilegiar a dignidade dos seres humanos como filhos de Deus", disse o Arcebispo. A Guatemala é um dos países mais perigosos da América Central, onde se verificam 8 mortes violentas a cada dia. Um recente estudo das Nações Unidas revela que a Guatemala está entre os países da região onde ocorre o maior número de assassinato. Os organizadores da marcha esperam a participação de mais de 40 mil pessoas, de modo particular católicos de várias paróquias, grupos, escolas e congregações religiosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.