2030. Evangelho de sexta-feira (21-10-2011) - Rm 7, 18-25ª; Sl 118, 66. 68. 76. 77. 93. 94; Lc 12, 54-59 - Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
Recadinho: - Você tem espírito pacífico? - Você procura a reconciliação? - Tem alguma situação de atrito com familiares ou pessoas de seu relacionamento? - Como trabalha tais situações? - Busca ajuda em Deus para tais situações?
2031. México: Fórum internacional sobre Migração e Paz - Ontem, 20, e hoje, 21 de outubro/2011, a Cidade do México hospeda o terceiro Fórum Internacional sobre Migração e Paz, organizado pelo Instituto Nacional de Migração do México. O objetivo do Fórum é reunir os representantes dos governos e da sociedade civil para continuar o trabalho em rede, em nível internacional, promovendo a dignidade humana e a coexistência pacífica dos povos como direitos universais para todos.
O Terceiro Fórum tem como slogan "Migração Internacional segura". Examina o impacto da violência sobre as migrações internacionais e os fluxos de refugiados e como os poderes governamentais (legislativo, executivo e judiciário) e os protagonistas da sociedade civil podem definir e atuar políticas e programas para promover a segurança para os migrantes e refugiados que atravessam fronteiras internacionais, além de atuar novas relações que permitam a convivência civil. É organizado pela Rede Internacional Escalabriniana para as Migrações, em coordenação com as agências de países anfitriões do Fórum. Assim, este Terceiro Fórum se realiza em conjunto com a presidência do México e com o Instituto Nacional de Migração.
2032. Somália: quatro milhões podem morrer de fome - Em setembro/11, a ONU declarou o estado de
crise de fome em outra região da Somália, Bay, que já é a sexta área do sul do país afetada por um problema que ameaça se expandir ainda mais nos próximos meses. De acordo com a Unidade de Análise de Nutrição e Segurança Alimentar da Somália, quatro milhões de pessoas estão em crise de fome no país. Destas, 750 mil correm o risco de morrer nos próximos quatro meses se não houver uma resposta adequada. O comunicado divulgado em Nairóbi indica que dezenas de milhares de pessoas já morreram, a metade delas crianças. Além disso, aos atuais afetados pela crise alimentar na Somália podem se unir outras 50 mil pessoas das áreas agrícolas de Gedo, Juba e Hiran, no sudoeste da Somália, aponta o órgão vinculado à ONU.
A Somália é o país mais afetado pela fome e pela seca que castigam o Chifre da África, onde mais de 13 milhões de pessoas sofrem uma situação de crise humanitária. A ausência total de precipitações durante a temporada de chuvas de outubro a dezembro de 2010, somada às poucas que caíram entre abril e junho deste ano, gerou a pior colheita dos últimos 17 anos. Outro fator agravante da crise é a presença da milícia radical islâmica Al Shabab, que controla a maior parte do sul da Somália e combate para instaurar um Estado muçulmano no país, dificultando as operações das organizações de ajuda humanitária.
Segundo a ONU, o estado de crise de fome é declarado em uma região quando pelo menos 20% da população sofre com uma falta extrema de alimentos, mais de 30% sofre desnutrição aguda e a taxa de mortalidade é de mais de duas pessoas ao dia para cada 10 mil habitantes.
2033. Bispo irlandês lança aplicação para ‘smartphones’ - Lançada em outubro/2011, por Dom Donal
McKeown, bispo auxiliar de Dom Down and Connor, na Irlanda, a aplicação ‘vocations’ (vocações) é grátis e foi projetada para ajudar o questionamento sobre a vida clerical católica, em busca de novas vocações. A nova aplicação quer oferecer questionamentos sobre eventuais vocações, além de informações sobre a vida dos sacerdotes e contatos com as dioceses.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.