1997. Evangelho de quinta-feira (13-10-2011) - Rm 3, 21-30; Sl 129, 1-6; Lc 11, 47-54 - Jesus disse: Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: “Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.
Recadinho: - Você tem mania de corrigir os que erram? - Não é melhor colocar em primeiro lugar o espírito de caridade fraterna? - Procura usar de delicadeza no trato com os outros? - Como tratamos os que não professam a mesma fé e do mesmo modo que nós professamos? - Lembra-se de rezar pelos cristãos que, em muitos países, são perseguidos por causa da fé?
1998. Dia da Criança em Aparecida - No dia 12 de outubro/11, festa da Padroeira do Brasil, as crianças tiveram um destaque especial no Santuário Nacional: a missa das 8h foi toda dedicada a elas. O coral, formado por crianças e adolescentes, esteve sob a coordenação do P. Ronoaldo Pelaquim, autor das músicas da missa especial para crianças, cantada por elas. A Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada em um carro andor repleto de crianças, em volta de uma árvore colorida. A pequena cantora Giulia Soncini, cantou acolhendo Nossa Senhora em nome de todas as crianças. A Missa foi presidida pelo reitor do Santuário, P. Darci José Nicioli, que alertou as crianças para terem sempre Deus no coração, pois é assim que serão felizes. Observou que era o dia das crianças porque era também o dia da Mãe.
Frisou: “Quem não quer correr para o colo da Mãe quando nos vemos apertados com as situações da vida! É isso que vemos acontecer nesse Santuário a cada dia. Milhões de filhos correm para a Casa da Mãe Aparecida”.
P. Darci voltou-se também aos adultos: “Maria tem o dom de nos servir para que a festa da vida não termine nunca. Para isso precisamos cuidar bem de nossas crianças. Cuidar bem é educá-las e dar-lhes uma oportunidade na vida. São muitos os que defendem na teoria, mas não praticam isso. É preciso embutir nessas crianças valores como honestidade, e justiça. É preciso cuidar bem delas”.
P. Darci encerrou sua reflexão pedindo às crianças que sejam obedientes e bons, porque nunca irão se arrepender disso! Tenham Deus no coração, pois assim serão felizes! Não queiram ter tudo e sim o necessário para viver!”
1999 . Maria - Maria é aquela que colocou em prática a Palavra de Deus em sua vida (“Faça-se em mim...”). Maria é o grande sinal que temos de alguém que acreditou no Senhor e deixou-se conduzir
pela Sua vontade. Como conseqüência, gerou, para nossa salvação, Cristo, o Senhor. Colocamos em suas mãos o pedido ao Senhor para que possamos viver intensamente a Palavra de Deus em nossa história”. Dom Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ).
2000. O Cristo do Rio de Janeiro - “Cristo Impera e o Seu império é o império da paz, do amor, da misericórdia e do perdão! Aqui na terra enluarada pela visão branca do Cristo, não há vencedores nem vencidos. Somos todos irmãos, filhos da mesma pátria, membros da mesma família. Ao gesto amoroso de Cristo, que abre os braços acolhedores a todos os brasileiros, sem distinção de classes e de crenças, deve responder o gesto patriótico do amplexo fraternal de todos os filhos e habitantes desta terra bendita. Que sob o olhar divino de Cristo estale o Brasil o beijo meigo da paz!” (Dom Orani João Tempesta, O. Cist. Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 12 de outubro/11, na celebração dos 80 anos do monumento síntese do Brasil, o monumento a Nosso Senhor Jesus Cristo Redentor, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.