A IGREJA COMEMORA O DIA DE SÃO JUDAS TADEU
Publicaremos em nosso blog um resumo da história de São Judas Tadeu em três capítulos:
- A Infância de Judas Tadeu- A grande virada na vida de Judas Tadeu
- Missão e martírio de Judas Tadeu
I – A Infância de Judas Tadeu
A terra natal do pequeno Judas Tadeu foi Caná da Galiléia, na Palestina, local onde hoje está a aldeia de Kafrkanna. Jacó era filho de Natan, e no tempo dos grandes terremotos veio para a Judéia a fim de trabalhar na sua profissão de carpinteiro. Em Nazaré se casou e desse casamento nasceram dois filhos: José e Alfeu. O primeiro viria a ser pai de Jesus, e o segundo, pai de Judas Tadeu. Judas Tadeu tinha outros irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé.
Nos livros apócrifos, ou seja, que não fazem parte da Bíblia, mas ricos em informações sobre o dia-a-dia da época, buscamos relatos como a de que a casa de José ficava ao lado da casa de seu irmão Alfeu, já que a propriedade que pertencia ao velho Jacó, pai de ambos, havia sido desmembrada. Outra informação é a de que, quando José e Maria foram participar do censo dos filhos de Israel, quem tomou conta da casa vazia foi a família dos pais de Tadeu.
A diferença de idade entre Jesus e seu primo Judas Tadeu era de apenas seis meses, e como todas as crianças do povoado brincavam e iam juntos na Sinagoga para recitar os salmos e aprender as palavras da Lei com o escriba Isacar.
Judas Tadeu na infância era gordinho e musculoso. Como a mãe passava muito tempo na casa da filha casada, quem tomava conta dos quatro meninos era a tia Maria, mãe de Jesus. Os quatro tinham gênios muito diferentes e eram todos mal educados, viviam mentindo, e, portanto, deram muito trabalho para a tia colocá-los na linha.Cada um dos jovens foi seguir sua vida, e pouco se viam durante o ano.
Dos irmãos de Tadeu, Tiago, chamado o Menor, foi um dos 12 apóstolos, e se tornou o primeiro Bispo de Jerusalém. De seu irmão José, pouco sabemos de sua vida adulta além de que era conhecido como o Justo. Já Simão foi o segundo Bispo de Jerusalém, após Tiago. E sua irmã, Maria Salomé, que era casada com Zebedeu, foi mãe de outros dois apóstolos: Tiago Maior e João Evangelista, “aquele que Jesus amava”, (Jo 19,26)
É muito rica a participação da mãe e da irmã de São Judas nas passagens bíblicas. Basta dizer que Maria Cleófas e sua filha Maria Salomé estavam ao lado da mãe de Jesus, no momento da morte de Nosso Senhor crucificado, (Mc 15,40). Essas santas mulheres também são citadas na passagem em que as três mulheres encontraram o túmulo d Jesus Cristo vazio, (Mc 16,1)Fonte: Jornal Sanctuarium do Santuário S. Judas Tadeu de Guarulhos

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.