1912. Evangelho de sábado (24-09-2011) - 1ª leit Zc 2, 5-9.14-15ª; Jr 31, 10-13; Lc 9, 43b-45 - Todos
estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: ‘Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.’Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.
Recadinho: - Os discípulos corriam o risco de se entusiasmarem demais pelos milagres que presenciavam. - Nós também corremos o risco do apego a coisas exteriores apenas? - Jesus realizava prodígios. Mas seu fim era a Cruz! - Não pode ocorrer o mesmo em nossa vida? - E então, não corremos o risco do orgulho e da prepotência? - Às vezes nos sentimos fracos diante das cruzes da vida. Lembramo-nos nestas ocasiões de pedir a Deus que aumente nossa fé? - Somos constantes no pedir as luzes do Espírito Santo?
1913. CNBB acompanha o trâmite do Código Florestal no Senado - No dia 21 de setembro/11, os membros do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil participaram de um ato público organizado pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, por ocasião do Dia da Árvore. Ao som de "Cio da Terra" (música de Milton Nascimento), foi plantada na sede da Conferência Nacional uma muda de Ipê Branco. Representantes de diversas entidades da sociedade civil estiveram presentes, em especial os interessados na configuração do texto do novo Código Florestal, que tramita no Senado. Na ocasião, lembrou o Cardeal Raymundo Damasceno Assis que a CNBB está acompanhando atentamente o trâmite do Código Florestal no Senado. Frisou: "Queremos que este Código esteja em sintonia com as necessidades dos pequenos agricultores".
1914. Em Sarajevo, na Bósnia Herzegovina, 5 religiosas são beatificadas hoje - A Congregação Filhas do Amor Divino estão em festa hoje, dia 24 de setembro/11, com a celebração da beatificação das religiosas: Berchmana Leidenix (austríaca); Krizina Bojanc (eslovena); Jula Ivanisevic (croata); Atonija Fabjan (eslovena) e Bernadete Banja (húngara). São conhecidas como Mártires do Drina (rio da região dos Bálcãs). São as primeiras da congregação a serem beatificadas.A Congregação Filhas do Amor Divino chegou a Sarajevo em 1882, acompanhadas da fundadora da congregação, Madre Francisca Lechner. Em 1911, em Pale, localidade próxima a Sarajevo, abriram um convento, chamado “Casa de Maria”. De início, o objetivo era que o local fosse destinado a recuperação de doentes e repouso para as religiosas que trabalhavam no Instituto São José, em Sarajevo. A Casa de Maria tornou-se famosa pelas obras de caridade exercidas em favor de todos os necessitados que batiam às suas portas. O local ficou conhecido como “o hospital dos pobres”.
1915. Congregação Filhas do Amor Divino: suas 5 beatas - Em 11 de dezembro de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, os soldados da milícia “cetnici” aprisionaram as cinco irmãs e as levaram a Gorazde, após saquear e incendiar o convento. A via sacra destas irmãs, no frio e na neve, sem vestimentas adequadas, submetidas a investigações e interrogatórios, ameaças e ofensas, passou, em primeiro lugar, por Careve Voda (Águas do Imperador) e depois por Sjetlina, onde a irmã Berchmana, com 76 anos de idade, foi morta. As demais irmãs foram conduzidas a Gorazde. A viagem de Pale a Gorazde, através da Montanha Romanija, distância de 65 quilômetros, durou quatro dias e quatro noites. No dia 15 de dezembro, em Gorazde, após a tentativa de estupro, as irmãs foram assassinadas a facadas e os seus corpos jogados no rio Drina.
1916. Diocese de Lorena realizou Jornada de Bioética - Com o tema ‘Família, Santuário da Vida’, a Associação de Médicos Católicos da diocese de Lorena (SP) e o Grupo de Pesquisa em Ética do Centro Universitário Salesiano promoveram, de 16 e 18 de setembro/11, a 2ª Jornada de Bioética. Dirigido a estudantes, profissionais da saúde e agentes de pastoral, o evento teve uma série de abordagens e reflexões com mesas redondas e debates sobre a situação atual da família e como enfrentar as ameaças à vida.
Não se esqueçam: para o envio de nossas mensagens diárias, a única opção que temos é convidar que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo.
NÓS NÃO PODEMOS INSCREVER. CADA UM TEM QUE O FAZER POR SI! DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS PARA SUA LISTA DE CONTATOS. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INSTRUA A: CLICAR NO ENDEREÇO ABAIXO E ENVIAR UM E-MAIL (PODE SER EM BRANCO) PARA: aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br a partir daí, siga os procedimentos solicitados e bem vindo ao Grupo Vivências.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site:
Recomende-o aos seus amigos!
Bom dia a todos.
P. Geraldo Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.