1831. Evangelho de segunda-feira (05-09-2011) - 1ª leit Cl 1, 24 - 2, 3; Sl 61, 6-7. 9; Lc 6, 6-11 - Aconteceu num dia de sábado que, Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: ‘Levanta-te, e fica aqui no meio.’ Ele se levantou, e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: ‘Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?’ Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: ‘Estende a tua mão.’ O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
Recadinho: - É fácil deixar que cada um viva sua vida sem ficar controlando o que os outros fazem ou deixam de fazer? - Percebe em sua comunidade irmãos que ficam excluídos do convívio fraterno? -Podem fazer algo de positivo para eles? - Jesus se preocupa com a vida dos pobres, dos abandonados,
dos oprimidos. E sua comunidade como age? Dê alguns testemunhos.
1832. Igreja foi incendiada na Índia - No dia 25 de agosto/11, a Igreja Maria Mãe, de rito católicomalankarese, em Secundrabad, no Estado indiano de Andra Pradesh, foi incendiada. O altar, a cruz, a Bíblia, os paramentos sacros e até mesmo os livros dos cantos e o sistema de difusão de áudio, tudo ficou destruído. Nada foi poupado pela fúria das chamas, provocadas por desconhecidos. Quatro anos atrás a igreja já tinha sido invadida. No Estado Karnataka, governado pelo partido nacionalista de hindu Bharatiya Janata, prossegue a rispidez das autoridades que obrigam os centros de oração cristãos a fazerem um registro junto à polícia e a apresentar relatórios sobre as atividades, em evidente contraste com as normas de um país laico. Com o pretexto de fornecer proteção, meses atrás as forças policiais convidaram os pastores da região, com exceção dos sacerdotes católicos, a especificar o número de missionários e o total de ajuda econômica recebido. A determinação foi anulada, pois o povo protestou.
1833. Viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida - No dia 28 de agosto/11, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, inaugurou, na zona leste da cidade de São Paulo, um novo viaduto, que recebeu o nome “Viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida”. O arcebispo, que era carioca, foi bispo auxiliar de São Paulo, na Região Belém, durante 12 anos, de 1976 a 1988. Em São Paulo, ele fundou a Pastoral do Menor e inaugurou outras obras de atendimento aos pobres.
1834. Bispos da Bélgica felicitam muçulmanos - No dia 29 de agosto/11 foi concluído o mês do Ramadã, período em que os muçulmanos jejuam desde o nascer ao pôr do sol. Na oportunidade, os bispos de Tournai (Dom Guy Harpigny) e de Brabant (Dom Leon Lemmens), responsáveis pela Comissão para o Diálogo Inter-religioso da Conferência Episcopal da Bélgica, enviaram uma mensagem de felicitações aos muçulmanos. A mensagem tem início com uma saudação: "Queridos irmãos e irmãs, que a paz de Deus esteja convosco. Sabemos quanto esse período de jejum, reflexão e encontro tenha sido especial e precioso para vós. Também para nós cristãos, a sobriedade, a oração e a partilha são valores importantes. Esses valores estão presentes tanto no Alcorão quanto na espiritualidade cristã. Permanecer fiéis a esses valores muitas vezes é difícil na sociedade atual dominada pelo individualismo, consumismo e declínio ético". Lembram ainda que cristãos e muçulmanos podem se encontrar no desejo comum de ajudar quem vive na pobreza, pois as duas tradições crêem que "todo ser humano tem o direito de ser respeitado em sua dignidade".
1835. Benin aboliu a pena de morte - No dia 19 de agosto/11, o Benin aboliu a pena de morte, tornando-se assim o 106º país do mundo e o 17° na África a fazê-lo. O país africano será visitado por Bento XVI de 18 a 20 de novembro/11. A visita terá o objetivo de celebrar o 150° aniversário da evangelização do país e entregar a exortação apostólica fruto do Sínodo da África, realizado em 2009 no Vaticano. Atualmente, 14 pessoas estão aguardando ser executadas no Benin. O Código Penal prevê a pena de morte por homicídio, traição, bruxaria e outras práticas de perturbação da ordem pública.Não se têm notícias de execuções no Benin desde 1993.
Não se esqueçam: para o envio de nossas mensagens diárias, a única opção que temos é convidar que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo.
NÓS NÃO PODEMOS INSCREVER. CADA UM TEM QUE O FAZER POR SI! DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS PARA SUA LISTA DE CONTATOS. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INSTRUA A: CLICAR NO ENDEREÇO ABAIXO E ENVIAR UM E-MAIL (PODE SER EM BRANCO) PARA: aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br a partir daí, siga os procedimentos solicitados e bem vindo ao Grupo Vivências.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site:
Recomende-o aos seus amigos!
Bom dia a todos.
P. Geraldo Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.