![]() |
| PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR |
Não identificada: Meu esposo é muito religioso, nunca falta à missa, mas está sempre criticando as coisas, as pessoas e a vida. Isso é ser religioso?
Ele não está aplicando em sua vida o que professa na fé. Oriente-o para que seja mais coerente com a fé, é preciso viver com respeito e dignidade, nunca com atitudes pessimistas, com críticas destrutivas.
Luna Cristina: Ouvi dizer que em outubro um cometa se aproximará da terra e vai provocar algumas mudanças. Será que esses acontecimentos fazem parte das profecias antigas?
Eu não ouvi dizer nada a respeito, mas de tempos em tempos realmente passa algum cometa perto do sistema solar. Não sei nada a respeito sobre transformações que poderiam provocar, mas tudo é possível. Aguardemos para ver.
Neide Aparecida: Devemos estudar apenas o Novo Testamento ou o Antigo também? Muitas coisas do Antigo Testamento não existiram e acabam confundindo a gente!
O estudo bíblico deve ser feito na sua totalidade, mas o Novo Testamento é mais importante de ser analisado do que o Antigo, apesar de que entendemos melhor o Novo, analisando o Antigo Testamento. Você passaria a entender melhor e não ter confusão com o Antigo Testamento se o estudasse de maneira aprofundada.
Claudinéia Amaral: É verdade que a Bíblia fala que a mulher tem que ser submissa ao homem?
Sim é verdade. Em vários textos bíblicos falam dessa submissão, não como mandamento de Deus, mas como expressão da cultura vigente na época em que o texto foi escrito. O mais famoso texto sobre esse assunto e que provoca mais polêmica está em Paulo aos Efésios cap. 5, vers. 21 a 33. Paulo apresenta aqui a submissão da mulher em relação ao seu marido, como a Igreja deve ser submissa a Cristo. Em seguida Paulo diz que os maridos devem amar as suas esposas como Cristo amou a sua Igreja e deu a sua vida por ela. É uma relação de pleno respeito de ambas as partes. A submissão aqui não deve ser vista como humilhação, mas como serviço ao bem estar e da felicidade.
Não identificada: Tem uma amiga que trabalha comigo e outro dia acabei descobrindo que ela é falsa, que fala mal de mim para outros colegas. Claro que ela não faz isso só comigo, mas fiquei indignada e quero que a língua dela caia de podre. Falsidade é um pecado muito grave não é?
Vou lhe dar um conselho, nunca deseje mal às pessoas. O ódio e os maus sentimentos que sente por outra pessoa é como um veneno que você toma querendo que o outro morra, ele fará mal para você mesma. Se você tem certeza que essa sua colega de trabalho é falsa, diga isso para ela, abra o jogo, mas não admita que isso continue. Os falsos a gente vence com a verdade, desmascarando a falsidade deles. Se não adiantar conversar, afaste-se, pois a Palavra de Deus pede que não sejamos coniventes com os falsos.
Amélia: Cuido de minha mãe que é muito doente e não posso ir à Igreja. Sempre levei água benta para nós e agora não tenho como fazer isso. Gostaria de saber se eu mesma posso benzer a água para minha mãe tomar?
Você pode ouvir as missas e novenas pelo rádio e ali, colocar um vasilhame com água para ser abençoada. Quando se transmite uma novena ou missa pelos meios de comunicação, a bênção que se dá a água e outros objetos é válida. Continue firme, cuidando de sua mãe, é a sua missão.
Fátima: Há dois anos que cuido do meu cunhado de 84 anos, que é praticamente um bebê. Estou muito cansada e por isso pedi ajuda para a família, mas ninguém quer ajudar e sim colocá-lo em um asilo. Não quero isso, o que fazer?
Você deve chamar à responsabilidade toda a família e não carregar sozinha essa missão, mas se ninguém quiser ajudá-la assuma sua cruz com alegria, pois você está ajudando um ser humano. Não se canse de fazer o bem.
Não identificada: Eu tenho um vizinho muito estranho, ele já envenenou quatro cachorros meus. Estou muito triste com isso. O que faço?
Denuncie isso ao órgão competente, seja a Sociedade protetora dos animais, ou alguma secretaria de estado que cuida dessa área. Não se pode admitir que pessoas más, que cometem crimes como esse permaneçam impunes.
Helena Maria dos Santos: Fui casada por 28 anos, sofri muito, meu marido me espancava. Já tem dez anos que ele me abandonou. Agora será a separação judicial. Estou tão infeliz, me casei para ser feliz e viver com ele até a morte.
Minha amiga, não sofra por algo que já acabou há muito tempo. Se já tem dez anos que vocês se separaram, tranqüilize-se. Não sofra por um casamento que só trouxe sofrimento para você, isso não é vida. Certo que você se casou para viver sempre ao lado do homem que você amava, mas isso já acabou. Se ele a espancava é sinal que não a amava.
Helena: Minha filha e meu esposo estão muito afastados da Igreja. Minha filha está vendo vultos e ouvindo vozes, ela tenta rezar e não consegue. O que fazer?
É uma questão a ser conversada pessoalmente com a pessoa que está tendo esse tipo de reação. Não é normal ouvir vozes e ver vultos. Peça-a para conversar com o padre da Paróquia onde freqüentam, certamente ele indicará algum tratamento psicológico ou psiquiátrico. Mas às vezes uma boa conversa resolve a questão.
Não identificada: Ouvi o padre da minha Paróquia falar sobre a oração dos pecadores. Não entendi muito bem. Por que nesse mundo o que mais tem é pecador. Poderia explicar melhor para mim?
Não sei o que ele falou, daí fica difícil emitir uma opinião, mas o certo é que todos nós somos pecadores e devemos buscar na oração, uma vida melhor, mais coerente com a fé. Deus ama o pecador, mas não gosta do pecado. Ele ouve o clamor do pecador arrependido.
Efigênia: Explique, por favor, esta passagem em Rm 6, 23: “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”.
Salário aqui tem o significado de conseqüência do pecado. O salário do pecado é a morte, ou seja, o afastamento de Deus. Pecado rompe a ligação com Deus, isso significa morte. Se a pessoa morre em pecado, ou seja, afastada de Deus, sem arrependimento a conseqüência é o inferno, ou seja, a morte eterna, ausência de Deus que é vida.
Adrielle: Se Jesus veio ao mundo para nos salvar, o que acontecia com as pessoas antes de Jesus? Ninguém teve salvação?
A salvação é para todos, não só para os que vieram depois de Cristo.
Olavo: Como pode um cristão ser possuído pelo demônio se ele é batizado?
O cristão está sujeito ao pecado, à entrega de sua vida ao mal, ou seja, ao demônio. Se ele se afastar do bem, da prática de vida cristã ele pode ser dominado pelo espírito do mal, pelas seduções do mundo.
Luzia de Andrade: Minha irmã assiste muito filme de terror. Isso pode atrair coisas ruins para ela?
Eu não acredito em influencia através de filmes. Filme é uma forma de diversão, se ela gosta de se divertir assim, eu considero como mau gosto, mas cada um tem a liberdade de escolher o gênero de filme que mais aprecia.
Maria Alves: Sou viúva e convivo com um homem há seis anos sem ter oficializado a união. Estou vivendo em pecado?
É bom legitimar essa união, se vocês não têm impedimento para isto. Para que viver de modo errado e ilícito se pode viver licitamente?
Não identificada: Sou infeliz no meu casamento e quero me separar, mas tenho medo de meus filhos ficarem revoltados. O que faço?
Em primeiro lugar deve conversar bem com seu esposo, ver se existe uma possibilidade de viver a felicidade entre vocês dois. Se existir amor, será possível, mas se não existe essa possibilidade o melhor caminho é o diálogo sincero e verdadeiro com toda a família, incluindo aqui os filhos, pois esses são vítimas do desamor entre os pais. Seja verdadeira e sincera.
Vilma Carvalho: Qual é o significado do Batismo? O que acontece com uma criança que não é batizada?
O Batismo é o sacramento da iniciação à vida eclesial (de igreja). Por ele nos tornamos membros de Cristo, membros da Igreja, daqueles que confiam e seguem Jesus. A palavra batismo significa mergulho, quando sou batizado, vivo mergulhado em Deus (Pai, Filho e Espírito Santo). Quando uma criança não é batizada ela fica privada dessa graça de pertencer à família de Cristo.
Não identificada: Há dez anos fiz uma promessa de ir até Trindade, meu pedido foi atendido, mas não paguei a promessa até hoje. Sou idosa, tenho indisposição para andar! Como faço para pagar essa promessa?
Primeiro gostaria de dizer que nós não devemos pagar promessa, mas cumprir é diferente. Segundo, se já é idosa não deve cumprir, pois não daria conta de fazê-lo. Deus não quer sacrifício, mas prática de misericórdia. Faça gestos de misericórdia para com os necessitados e essa promessa estará cumprida. Veja bem quando for fazer alguma promessa, para não fazer algo que não dê conta de cumprir. O melhor é não fazer promessa, mas confiar na bondade de Deus.
Não identificada: Minha mãe tem problemas de solidão. Somos quatro filhos, dois já se casaram e dois ainda estão solteiros, morando com ela e meu pai. Sei que pode ser um problema de ordem psicológica, mas ela se recusa a tratar. Será por que ela não consegue se sentir feliz? Minha mãe é uma pessoa boníssima, mas sofre com esse mal. Existe algum “remédio” religioso para que ela possa se curar? Existe na Bíblia algum conselho?
O “remédio” que existe é a companhia de vocês filhos, o incentivo para que ela saia, se divirta, conheça novos lugares, enfim, tenha uma vida social, sem ficar trancada dentro de casa. A solidão pode ser vivida entre muitas pessoas, por isso é preciso estar atenta às pessoas que tem esses sintomas e sempre incentivá-las. Nem tudo a Bíblia trata, mas ela nos pede que amemos uns aos outros e o amor exige de nós trato, cuidado. Se persistir é bom levá-la à Igreja para se confessar e talvez, receber ali um aconselhamento para tratar com um psicólogo.
Sérgio Augusto: O Antigo Testamento narra que as pessoas, no início da criação do mundo viviam em torno de 700, 800 anos mais ou menos. Fala também que a Arca de Noé levou 120 anos para ser construída. Quero saber se isso é simbólico, se a Arca existiu mesmo e qual a lição que devemos tirar disso tudo?
É uma metáfora para nos dizer que quanto mais perto de Deus, mais longa é nossa vida. Esses números bíblicos no Antigo Testamento não são cronológicos. Não se tem noticia que a Arca de Noé tenha realmente existido, mas não devemos nos preocupar tanto com isso, mas sim com a mensagem bíblica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.