![]() |
| PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR |
Leda Alves: Eu acredito do dogma que Maria foi elevada ao céu em corpo e alma, mas meu marido não acredita. E quero saber se tem passagem na Bíblia que aborda esse assunto.
Temos vários textos bíblicos que fazem referência à vitória da ressurreição daqueles que são fiéis a Deus, à sua Palavra. Maria foi a fiel por excelência. O Catecismo da Igreja Católica, n. 966, diz que: “A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos.” Em Maria, contemplamos a nossa esperança de ressurreição já realizada. Nela a Igreja já atinge o triunfo escatológico, a vitória definitiva sobre a morte e o mal. Unida a Cristo em sua vida, moral e fisicamente, a Virgem agora vive e reina com ele pelos séculos (cfr. Dn 22,27; Ap 1,5b-6; 2,26-27; 5,10; 20,6; 22,5).
Maria Conceição: Fale um pouco sobre Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Auxiliadora.
Nossa Senhora do Carmo é um título consagrado a Nossa Senhora, também conhecida por Nossa Senhora do Monte Carmelo. Este título apareceu por propósito de relembrar o convento construído em honra à Virgem Maria, nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, na Samaria. Sua principal característica é carregar consigo o escapulário, que representa estar a serviço do Reino de Deus. A festa a Ela é comemorada em 16 de Julho.
Nossa Senhora Auxiliadora, mais um título dado à Maria, Mãe de Jesus, é um título muito antigo que nasceu da confiança de que Maria nos auxilia sempre, em todas as nossas necessidades, intercendo por todos nós. Sua festa é 24 de maio.
Maria de Fátima Cruz: Um casal de namorados ou até mesmo noivos, se batizar uma criança o casamento não acontece. Isso é verdade?
Tem tanta superstição que às vezes fico me perguntando de onde surgem tantas asneiras assim? Isso é uma bobagem que não tem nada a ver com fé. Fique tranqüila que isso não acontece, é pura superstição.
Gleide: Faz trinta anos que sou casada no civil. Como posso me casar na Igreja?
Claro que pode, desde que vocês dois nunca tenham se casado no religioso com outra pessoa.
Diná Oliveira: Eu me assusto com tanta maldade no mundo. Posso considerar profecia o que acontece entre nós?
A maldade do mundo não é fruto de profecia, mas sim da irresponsabilidade das pessoas. A maldade vem da falta de limite na educação, do desequilíbrio nas relações, enfim, todo o ser humano tem uma tendência ao mal, que deve vigiar constantemente para não cair.
Magnólia: Acha válido o ecumenismo?
Claro que é válido o ecumenismo, pois ele é bíblico, está nos ensinamentos de Cristo o respeito pelo diferente. Ecumenismo significa respeito a manifestações de fé diferentes da nossa. O que importa é fazer o bem por causa de Cristo. É preciso buscar o que une os cristãos e não ficar nas coisas periféricas que nos desunem.
Não identificada: Minha mãe faleceu há cinco anos e meu pai decidiu ter um novo relacionamento. A mulher é uma pessoa boa, mas não consigo me harmonizar com ela. Ao mesmo tempo, quero que meu pai seja feliz de novo. O que fazer?
Muitas vezes os filhos têm ciúmes do pai que busca um novo relacionamento. Não deixe esse sentimento tomar conta de vocês, é preciso respeitar a decisão de seu pai de ser feliz, de ter um nosso relacionamento amoroso. Se você quer a felicidade de seu pai, procure acolher a mulher que ele escolheu ainda mais que você disse que ela é uma boa pessoa.
Anésia: Por que existe uma hierarquia entre os anjos?
Nós temos o costume de dividir em categorias as pessoas, a nossa sociedade e transferimos isso para a esfera celeste. A Bíblia nos apresenta os anjos como mensageiros de Deus, ou a própria voz de Deus. A própria Palavra de Deus nos apresenta uma hierarquia dividida em nove categorias: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos, Anjos da Guarda.
Elizabeth Maria: Na época que fiz a catequese aprendi que tinha que comungar uma vez por semana e, agora, estão dizendo que devemos comungar todos os dias. É verdade?
A compreensão da Eucaristia e dos outros sacramentos vai se desenvolvendo ao longo do tempo. Antigamente, por causa do grande respeito à Eucaristia, as pessoas achavam que não podiam se aproximar muitas vezes desse sacramento. Hoje em dia, continuamos com o mesmo respeito e adoração a Jesus Eucarístico, mas por isso mesmo queremos estar mais perto dele. Você pode e deve comungar sempre que participar de uma missa.
Ana Maria: Meu filho vai se casar. Ele é católico e a noiva é evangélica. Tem como fazer o casamento na Igreja Católica e na evangélica? Tem como o padre e o pastor celebrarem juntos esse casamento?
Não é comum fazer casamento assim, mas na celebração do matrimonio católico, o pastor poderá fazer uso da palavra sem problema algum. Não tem uma fórmula de casamento ecumênico, pois a compreensão de sacramento não é comum entre os protestantes, muitas igrejas não consideram o matrimonio como sacramento.
Maurina das Graças: Não concordo muito com o modo de muitas pessoas comungarem. Por exemplo: Não manter o silêncio ao comungar.
Infelizmente vivemos no mundo do barulho e as pessoas não valorizam o silêncio orante, mas é preciso respeitar as pessoas com o seu modo de ser e orientar quando for necessário. Isso deve ser feito com muita caridade.
Daniela: Sou batizada na Igreja Católica, posso me batizar novamente?
Não, o batismo é um só. Não tem porque batizar duas vezes.
Maria Ilma de Campos: Quando rezamos, podemos estar deitados ou só devemos rezar ajoelhados ou em pé?
A oração pode ser feita em qualquer posição. Não é a posição corporal que vai definir sua oração, mas a disposição do coração. Agora é bom fazer sempre com muito respeito.
Ilda: Devemos seguir somente a Jesus Cristo. Como ficam os seguidores fanáticos do Twitter? Acha que essas tecnologias vieram para desviar a atenção das pessoas de Deus, dos princípios bíblicos? Hoje é moda seguir aquele famoso que usa drogas, ou aquela mulher vulgar. Qual a sua opinião?
A tecnologia pode estar a serviço do bem e devemos usá-la nesse sentido. Pode-se criar uma rede de evangelização no Twitter, por que não? Eu não acho que os internautas são todos desviados de Deus. Eu mesmo uso muito da internet para procurar o que está sendo feito de bom no mundo e também para propagar o evangelho, é só saber usar.
Celina Maia: Qual a tradução da Bíblia que é mais fácil de compreender?
Eu gosto muito da tradução da Editora Vozes, a Bíblia Edição Pastoral; também gosto muito da Bíblia de Aparecida, Ed. Santuário e agora tem uma muito boa a Bíblia Sagrada (Nova tradução na linguagem de hoje) da Ed. Paulinas. Estas três tem uma linguagem mais fácil de entender, mas claro, todas as traduções são boas, pois é a Palavra de Deus.
Napoleão Gonçalves: São Paulo não chegou a ser um dos Evangelistas, mas se tornou um santo e um dos maiores divulgadores da mensagem de Jesus. Qualquer pessoa pode chegar a esse ponto?
Qualquer pessoa pode ser grande diante de Deus, se praticar a justiça e o bem, ou seja, aplicar em sua vida o evangelho de Jesus Cristo. É preciso se deixar conduzir pela ação do Espírito Santo, assim como Paulo e tantos outros santos.
Não identificada: Casei há dois anos e, eu e meu esposo ainda não queremos ter filhos, mas as nossas famílias estão nos pressionando, querendo que tenhamos filhos. Trabalhamos muito e somos felizes assim. Todo casal é obrigado a ter filhos?
O momento de ter filhos é uma decisão do casal e todos devem respeitar. A procriação é uma das finalidades principais do matrimonio, mas a hora é escolhida pelo casal, que deve planejar bem.
Natália: Fico triste quando vejo uma criança nascer com saúde e outras não; umas inteligentes e outras não. Não consigo aceitar que seja somente problema de anomalia genética. Como a Bíblia explica isso, já que nela está contida toda a Palavra de Deus?
A Bíblia não é um livro de explicações de tudo o que acontece. Essa questão de uns nascerem bem e outros numa situação ruim não é culpa de Deus, mas sim de nossa sociedade desigual, sustentada numa relação de desigualdade. Deus nos criou iguais, mas a nossa ambição nos fez criar uma sociedade injusta e desigual. Agora existe também os fatores genéticos, os “acidentes” na geração da criança, isso é inevitável e acontece por inúmeros fatores que não vem ao caso refletir aqui.
Ana Paula Dias: Por que os espíritas consideram São Francisco de Assis um santo espírita?
Não existe santo espírita! Os espíritas admiram São Francisco, só isso. ele é admirado até pelos não cristãos, pois foi um homem admirável em tudo o que fez.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.