![]() |
PADRE FÁBIO BENTO DA COSTA CSsR |
Se o nosso coração for habitado pela Palavra, nossa boca irá dizer palavras de vida, palavras que edificam os irmãos e que promovem a comunhão entre nós.
O mês de setembro traz para nós a estação das flores. Na Igreja é o mês especialmente dedicado à leitura da Palavra de Deus. A Bíblia quando lida e acolhida com fé pode fecundar e fazer florescer a nossa vida cristã. A Palavra de Deus orienta a nossa consciência para o bem e educa o nosso coração para a justiça, a caridade e a paz. Somos exortados a andar na presença do Senhor, iluminados e orientados pela Palavra. Temos que cultivar no cotidiano a Leitura Orante da Palavra. Se o nosso coração for habitado pela Palavra, nossa boca irá dizer palavras de vida, palavras que edificam os irmãos e que promovem a comunhão entre nós.São Jerônimo ensina que "o evangelho é o corpo de Jesus, as Escrituras são a sua doutrina. O nosso único bem é comer a carne e beber o sangue de Cristo, não apenas no mistério eucarístico, mas também na leitura da Escritura". Jesus diz que "se alguém o ama, guardará a sua palavra, o Pai o amará e ele e o Pai virão habitar nessa pessoa" (cf. Jo 14,23). O Salmo 118,11 diz: "Conservei no coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós". E São Bernardo de Claraval escreve: "Guarda, pois a palavra de Deus, porque são felizes os que a guardam; guarda-a de tal modo que ela entre no mais íntimo de tua alma e penetre em todos os teus sentimentos e costume. Se assim guardares a Palavra de Deus, certamente ela te guardará".
A Constituição 28 dos redentoristas ensina que "a palavra de Deus é sustento e vigor para a Igreja e para seus filhos força da fé, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual. Por isso, como ministros da revelação do mistério de Cristo entre os homens, mantenham os redentoristas assíduo contato com essa palavra viva e vivificante e assimilem-na pela frequente leitura divina e pelas celebrações comunitárias para que imbuídos vitalmente pela fé, tornem-se apóstolos mais eficientes para toda a obra boa (cf. 2Tm 3,17)".Nosso desejo é que cada comunidade redentorista seja uma casa da Palavra e no coração de cada um de nós a Palavra seja acolhida e se transforme em vida para a vida da Igreja e do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.