A Igreja comemora duas datas referentes à Santa Cruz de Cristo: Invenção ou encontro da Cruz (ano 326); Exaltação da Cruz (ano 335).
Nos primeiros séculos do cristianismo era proibido realizar qualquer culto público, fazer esculturas, cruzes ou representações dos mistérios cristãos. Daí se explica por que a cruz de Jesus permaneceu tanto tempo escondida ou desaparecida. Após a promulgação do decreto sobre a liberdade de culto no ano 313, uma das primeiras preocupações foi localizar a cruz em que Jesus morreu. Quem se empenhou nessa busca, foi a imperatriz Helena, mãe de Constantino Magno. Encontrou-a de maneira milagrosa. Para celebrar esse encontro feliz, instituiu-se a festa da Invenção da Santa Cruz.
Pouco depois foi roubada ou seqüestrada novamente, mas resgatada no ano 335. O imperador tê-la-ia carregado às costas desde Tiberíades até Jerusalém e apresentada oficialmente aos fiéis. Essa data ficou marcada com a festa da Exaltação da Santa Cruz. - Para nós a cruz é símbolo de morte, vida e ressurreição.
– Oração: Rezemos com o apóstolo São Paulo: "Quanto a mim, Deus me livre de oriar-me, a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo. (Gl 6,14)
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.