
Madre Teresa de Calcutá nasceu em Skopje (Yugoslávia), em 1910. Em 1928 ingressou nas Irmãs de Nossa Senhora de Loreto. No ano seguinte é destinada para Calcutá (Índia), onde se dedicou ao ensino. Em 1946 recebeu a inspiração de dedicar-se aos pobres mais pobres. Abriu uma escola na periferia, ao ar livre, fundou (1950) a congregação das Missionárias da Caridade para consagrar-se ao atendimento dos pobres mais pobres.
O mundo a conheceu toda entregue aos pobres mais pobres. Surgiram os pedidos para fundar conventos em toda a parte.
No começo, duvida em receber os prêmios que lhe outorgam; toma a decisão de aceitá-los em nome dos pobres, como homenagem àqueles que vivem para eles.
Em centenas de casas, suas Missionárias atendem a órfãos, leprosos, moribundos. É um magnífico anúncio da mensagem de Jesus feito não com palavras, mas com obras.- Alguns prêmios recebidos: Prêmio Internacional da Paz João XXIII (1971), Prêmio Bom Samaritano (Boston, 1972), Ordem do Loto (governo da Índia, 1972), Prêmio Templeton por seu testemunho (1973), Prêmio Albert Schweitzer (FAO, 1975), Prêmio Nobel da Paz (1979)...
DESAFIOU OS LIMITES DA INTELIGÊNCIA
Foi São Lourenço Justiniano, primeiro Patriarca de Veneza (1381-1455) soube aliar intensa atividade apostólica com profunda piedade. Seus dotes pessoais eram tantos e tão abrangentes, que pareciam desafiar os limites da inteligência humana: Foi humilde e ativo, organizador e político, mão firme no governo da Igreja, avançado nas idéias e prudente ao mesmo tempo. Numa palavra, abarcava todos os problemas, e para todos tinha uma solução imediata.
- Viveu numa época difícil para a Igreja. Dois pretensos sucessores no papado, João XXII e Bento XIII, haviam provocado o Cisma do Ocidente. Cada um deles reclamava para si a cátedra de Pedro. Lourenço sofria com isso, mas lutava para conseguir a normalidade. Graças aos seus esforços a Igreja conseguiu superar uma de suas crises mais agudas.
- Duas virtudes marcaram sua vida: amor aos pobres e a Cristo Crucificado.
– Oração: Senhor, faze acontecer quanto antes o mundo novo e a nova terra. - Escuta os gemidos do teu povo que sofre com a aparente vitória do mal. - Faze cessar tanto suor, sangue e lágrima derramados pelos que não têm ninguém por eles. - Apressa-te em socorrer-nos, para que reine a verdade e a justiça, o amor e a paz. PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.