PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR |
1715. Evangelho de segunda-feira (08-08-2011) - S. Domingos - 1ª leit Dt 10, 12-22; Sl 147, 12-15. 19-20; Mt 17, 22-27 - Estando os discípulos reunidos na Galiléia, Jesus lhes disse: “O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens, e estes vão matá-lo, mas ao terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. Quando chegaram a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os fiscais do templo e perguntaram: “Vosso mestre não paga o imposto do templo?” “Paga, sim”, respondeu Pedro. Ao entrar em casa, Jesus foi logo lhe dizendo: “Que pensas, Simão? De quem os reis devem cobrar taxas ou impostos: dos filhos ou dos estrangeiros?” “Dos estrangeiros”, respondeu-lhe Pedro. E Jesus disse: “Então os filhos estão livres. Mas para não sermos motivo de queda para eles, vai ao mar e joga o anzol. Pega o primeiro peixe que encontrar, abre-lhe a boca e encontrarás um estáter; toma-o e dá-o por mim e por ti”.
Recadinho: - Você fica muito triste diante dos sofrimentos? - Como consegue recobrar ânimo? - Há muita escravidão de seres humanos ainda hoje e de vários tipos. Você teria algum exemplo para citar? -Faça algum comentário de algum caso em que os impostos devidos não são pagos e também não são bem gerenciados por quem teria obrigação disso. - Jesus paga o imposto devido para evitar escândalo. Corremos o risco de escandalizar pessoas? Mencione alguma situação.
1716. Fundação do Vaticano aprova 189 projetos de desenvolvimento para a América Latina - A fundação “Populorum Progressio” financiará 189 projetos destinados à realização de poços de água, cooperativas de trabalhadores, escolas, enfermarias, entre outros, na América Latina e no Caribe. Com um orçamento de pouco mais de dois milhões e cem mil dólares este ano, a fundação lamenta não ter podido responder aos 216 projetos apresentados ante o conselho de administração reunido recentemente em Belém do Pará, Brasil. Os projetos chegam através dos bispos que formam parte da fundação onde estão representadas todas as nações. Monsenhor Segundo Tejado Muñoz, subsecretário do Pontifício Conselho "Cor Unum" no Vaticano, do qual depende a fundação, especificou: “A atual crise mundial, com suas repercussões nos países da América Latina e no Caribe são imputáveis a fenômenos como a expansão monetária ou o aumento descontrolado do crédito, mas também à imposição, às populações, de modelos ocidentais. Ideologias contrárias à família e contra a vida entram com grande força e agressividade na região promovida, de certa forma, pelos próprios governos locais”. É necessário revitalizar o processo de nova evangelização. É necessário voltar a “propor as questões da fé, da vida e da família no debate público e do trabalho social de modo que a caridade possa contribuir a dar orientações à justiça para impedir que o mundo sucumba a lógicas desumanizadoras. O Evangelho segue sendo um fator decisivo de desenvolvimento”.
1717. Lançada declaração de Roma em busca da cura da AIDS - Membros do Conselho Científico para uma estratégia global “Rumo à cura para o HIV” lançaram, no dia 18 de julho/11, a Declaração de Roma para acelerar as pesquisas em busca da cura do vírus, descoberto 30 anos atrás.Recentes avanços na pesquisa da cura para o HIV levaram a uma retomada do interesse e otimismo em relação, ao menos, à cura funcional para o HIV, aquela que não elimina completamente o vírus do organismo. Permitiria evitar a multiplicação do vírus e com isso diminuiria os reservatórios virais, aumentando assim a expectativa de vida dos pacientes. A estratégia será apresentada na Conferência Internacional sobre AIDS, em Washington, nos Estados Unidos, em julho de 2012.
1718. Direitos da mulher - Nova campanha para o fim da violência contra a mulher foi lançada no dia 5 de agosto/11, em Brasília. Promovida pelas Nações Unidas e batizada de “Mulheres e Direitos”, a iniciativa foi apresentada no Palácio Itamaraty, em Brasília. Com o objetivo de promover a igualdade de gênero, a campanha foi aberta pela ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros. Foram apresentados três spots de TV sobre a importância da denúncia dos agressores pelo serviço 180, na Central de Atendimento à Mulher. Os spots são protagonizados por Maria da Penha Maia Fernandes, que inspirou a Lei 11.340/06, que ficou conhecida como Lei Maria da Penha. Os atores Milton Gonçalves e Bernardo Mesquita e o dançarino Carlinhos de Jesus também pedem à sociedade para acabar com a violência contra as mulheres.
Não se esqueçam: para o envio de nossas mensagens diárias, a única opção que temos é convidar que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo.
NÓS NÃO PODEMOS INSCREVER. CADA UM TEM QUE O FAZER POR SI! DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS PARA SUA LISTA DE CONTATOS. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INSTRUA A: CLICAR NO ENDEREÇO ABAIXO E ENVIAR UM E-MAIL (PODE SER EM BRANCO) PARA: aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br a partir daí, siga os procedimentos solicitados e bem vindo ao Grupo Vivências.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site:
Recomende-o aos seus amigos!
Bom dia a todos.
P. Geraldo Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.