Santa Micaela
Fazia frio naquele dormitório cinzento do Hospital de S. Juan de Dios. Frio no corpo e na alma. Para cobrir o primeiro, a desafortunada jovem dispunha de um luxuoso xale "retirado de sua casa". De aquecer a alma se encarregaria Miquelina, a jovem e brilhante Viscondessa de Jorbalán, Micaela Desmaisières López de Dicastillo y Olmeda, madrilena de classe e universal por escolha.
Micaela tinha nascido em Madrid a 1 de Janeiro de 1809. Nobre e generosa como seu pai; piedosa e caritativa como sua mãe: óptimas bases para o controverso trabalho a favor das mulheres que viviam da prostituição. Para elas, abre a sua primeira casa a 21 de Abril de 1845.
Como qualquer pessoa, conquista a pulso a santidade. O Espírito faz a sua parte em exercícios espirituais decisivos, em Abril de 1847, bem como em Pentecostes do mesmo ano, premiando-a com uma graça extraordinária. Vai titubeando, entre obras de caridade e a vida mundana que a sua classe lhe reclama: as cortes de Paris e Bruxelas abrem-lhe as suas portas, junto com seu irmão Diego, embaixador de Espanha nos anos 47 e 48 respectivamente.
Os mesmos anos em que procura com verdadeira paixão o seu lugar, o seu caminho, a orientação total da sua vida. Conseguiria ouvir, no meio de tanto bulício, a única voz que pacifica e desgarra? Saberia escolher entre os muitos candidatos amantes o único AMOR da sua vida?
"Vi-O tão grande, tão bom, tão AMANTE e misericordioso, que decidi não servir mais que a Ele, que tudo reúne para preencher o meu coração".
E semeia casas de acolhimento, no meio de dificuldades económicas, incompreensões e perseguições.
E gera filhas acolhedoras que, junto com ela, guiadas pelo Espírito e alimentadas na Eucaristia, dão origem à Congregação das Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento e da Caridade: é 1 de Março de 1856.
Micaela, que agora se chama Madre Sacramento, falece a 24 de Agosto de 1865. Morre como o fazem os santos: "dando a vida" pelas suas "meninas", num gesto de heróica caridade; "por uma apenas que se salve daria eu a minha vida".
Não tinham passados 70 anos da sua morte e a igreja a proclamava SANTA. Foi Pio XI quem a 4 de Março de 1934, elevando-a aos altares, disse à comunidade dos crentes que o caminho de Micaela foi certamente um caminho de santidade
Oração
Santa Micaela do Santíssimo Sacramento dai-nos a graça de adorar o Santíssimo Sacramento do Altar, Jesus, Corpo e Sangue presente em meio a nós, na forma do vinho e do pão. Que tudo possamos fazer para que Ele seja amado e adorado. Que Ele seja hoje e sempre a nossa força e alimento.
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.